Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 14/06/2018 às 15:37

Adega do Palácio Marquês de Pombal aberta ao público

A partir de 19 de junho a Adega do Palácio Marquês de Pombal abre ao público de terça-feira a sábado, entre as 10h. e as 18h.

 

Construída no século XVIII, a Adega do Palácio Marquês de Pombal está classificada pelo IGESPAR como Monumento Nacional, no âmbito do Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras.

Com arquitetura atribuída a Carlos Mardel, responsável pela reconstrução de Lisboa após o terramoto de 1755, a Adega acompanha a linha estética do Palácio e a conceção geral da Quinta a par das restantes estruturas produtivas do Lagar de Azeite, Casa da Malta e Casa do Alambique, pela riqueza decorativa que tão bem caracteriza aquele período.

Trata-se do piso térreo do edifício que integrava as antigas instalações agrícolas do Palácio e que era utilizado como zona de estágio em madeira do vinho de carcavelos produzido na quinta. Era ali que envelhecia o licoroso, armazenado em balseiros e barricas. Com a região demarcada formalmente ocializada em 1908, os licores aqui produzidos passaram a denominar-se generosos, tal como os vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal.

Celebramos em 2018 os 110 anos da região demarcada do Vinho de Carcavelos.

Os trabalhos de requalicação da Adega promovidos pelo Município de Oeiras tiveram como objetivo acautelar a preservação deste importante acervo histórico, devolvido agora ao seu uso original, tirando partido das suas características naturais, excelentes para o envelhecimento do vinho de Carcavelos.

Encante-se com este espaço e percorra os seus improváveis 70 metros de comprimento, ladeado pelas fragrantes pipas onde o vinho de Carcavelos Villa Oeiras envelhece com tranquilidade.

 

 

 

  • 15 de fevereiro
  • Às 18h30
  • Ciclo de Conferências Portugal na Europa Social - Consenso e Presença: Portugal na Europa Pós-Brexit
    Venha conhecer e discutir a Europa pós Brexit, com o Professor Doutor Christian Baldus, catedrático da Universidade de Heidelberg.
    Publicado 08/02/2019 às 17:56
    Isaltino Morais promete “nova vida” para a Quinta Real de Caxias
    O Presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais, visitou na passada sexta feira (8 de fevereiro) a Quinta Real de Caxias para uma nova avaliação do espaço, responsabilizando o Governo pelo seu avançado estado de degradação e abandono.
    Publicado 07/02/2019 às 16:50
    Município de Oeiras reabilita palácio e quinta em Queluz de Baixo
    Com o objetivo de salvaguardar a Quinta do Raio (Palácio Restani), o Executivo da Câmara Municipal de Oeiras aprovou aceitar a sua doação, indo agora recuperar o que resta deste património.
  • Aberto todos os dias das 10h00 às 18h00
  • Exposição do Museu Aquário Vasco da Gama
    As novas exposições do Museu do Aquário Vasco da Gama continuam a aventura iniciada no antigo Átrio com o jovem D. Carlos a dar os primeiros passos no estudo das ciências marinhas.
    Desde 2,50€
    Publicado 23/01/2019 às 10:34
    Mais de 230 alunos de Oeiras formaram tabela periódica gigante
    No passado, dia 26 de janeiro, 238 alunos do Agrupamento de Escolas de São Julião da Barra juntaram-se nos Jardins do Palácio Marquês de Pombal para a formação humana de uma Tabela Periódica gigante.
    Adega do Palácio Marquês de Pombal aberta ao público