Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 12/08/2013

Oeiras promove graffiti como arte urbana

​Graffita Só Aqui’ é o nome do projeto com o qual a Câmara Municipal de Oeiras assinalou o Dia Internacional da Juventude, no dia 12 de agosto.
Trata-se de uma iniciativa que visa promover e valorizar os graffiti, dissociando-os do vandalismo e elevando-os ao estatuto de arte urbana. Na prática, o projeto vai permitir a disponibilização de locais onde fazer graffiti será não apenas permitido mas mesmo incentivado, enquanto meio de valorização do espaço público, combatendo o preconceito associado à destruição do património.
Assim, os espaços onde graffitar vai ser possível (e legal) vão estar identificados com sinalética associada à imagem do projeto ‘Graffita Só Aqui’. Nesses locais, e mediante o cumprimento das normas de participação, todos poderão, livremente e de forma conscienciosa, dar largas ao seu talento e imaginação.
Numa primeira fase estão disponíveis dois espaços na freguesia de Paço de Arcos – o edifício do Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia, no Jardim Municipal de Paço de Arcos, e a parede exterior do polidesportivo do Alto da Loba, na Rua Instituto Conde de Agrolongo – e outros quatro na freguesia de Caxias – Rua Álvaro Esteves, no Alto do Lagoal; Avenida João de Freitas Branco (antigo terreno da ‘Familiar’), em Laveiras; Rua Maria Albertina e Rua Belo Marques, no Bairro Dr.Francisco Sá Carneiro e o Túnel da Praia do Lagoal.
A cerimónia de apresentação do projeto aconteceu no dia 12 de agosto, no Centro de Convívio da Santa Casa da Misericórdia, no Jardim Municipal de Paço de Arcos, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Paulo Vistas, e do writter Nuno Reis, conhecido por Nomen.
Uma demonstração de skate, patins em linha e BMX dinamizada pela Academia de Patins no skate park do Centro de Juventude de Oeiras completou o programa comemorativo do Dia Internacional da Juventude promovido pela Câmara Municipal de Oeiras.
Recorde-se que o skate park do Centro de Juventude de Oeiras pode ser utilizado, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 9H30 às 20H00, e aos fins de semana e feriados, das 12H00 às 20H00.

  • 2 de junho a 30 de agosto
  • Terça-feira a Dmingo das 11h às 17h (última entrada às 16h40)
  • Picasso. Mestre Universal | Reabertura da Exposição
    As obras provêm de coleções particulares, destacando especialmente aquelas que pertencem à Coleção Fran Daurel, entre as quais se incluem todas as cerâmicas, desenhos e obra gráfica.
    Gratuito
  • 18, 19 e 20 de Junho 2020
  • Diversos
  • Oeiras Ignição Gerador | Qual o futuro da Cultura e da Criatividade?
    Oeiras Ignição Gerador, uma ideia do Gerador com o alto patrocínio do Município de Oeiras, é o momento para pararmos e refletirmos sobre o futuro da cultura e da criatividade.
    Diversos
    Publicado 27/05/2020 às 15:20
    O Mexe-te nas Férias de Verão está mesmo a chegar
    O Programa Mexe-te nas Férias de Verão está prestes a abrir isncrições.
    Publicado 26/05/2020 às 11:35
    Mexe-te nas Férias de Verão 2020
    O programa Mexe-te nas Férias do Verão 2020 está quase a começar. No próximo dia 4 de junho vão ser disponibilizadas as pré-senhas de acesso.
  • 18 de maio
  • Das 14h00 às 18h30
  • Dia Internacional dos Museus
    O Dia Internacional dos Museus pretende dar o devido destaque ao papel dos museus enquanto importante meio de intercâmbio cultural, enriquecimento de culturas e desenvolvimento de entendimento mútuo, cooperação e paz entre os povos.
    Gratuito
    Oeiras promove graffiti como arte urbana