Publicado 12/03/2020 às 17:32

Oeiras: Comunicado sobre o COVID-19

O Município de Oeiras elaborou um Plano interno de Contingência ao Coronavírus que pretende dar resposta às orientações da Direção Geral da Saúde (DGS) e que contempla a redução dos riscos para a saúde dos trabalhadores e assegura a continuidade das atividades essenciais.

Este plano de contingência interno encontra-se ainda na primeira fase de implementação, a de monitorização, por não haver até ao momento nenhum trabalhador suspeito com Covid-19.

Foram instalados dispensadores de solução desinfetante de base alcoólica pelos diferentes serviços municipais e foram afixados cartazes com as recomendações da DGS.

Recomenda-se à população que privilegie o atendimento telefónico e online ao invés do presencial.

Foi também criado um Gabinete de Crise que reúne diariamente para avaliar a evolução do surto e foi também convocado o Conselho Municipal de Proteção Civil para debater a situação, na próxima terça-feira, 17 de março, pelas 18h00.

Segundo as autoridades de saúde local, até ao momento existem ZERO CASOS confirmados no território.

No entanto, na tentativa de conter e diminuir uma eventual evolução, a Câmara Municipal de Oeiras entendeu que deveria tomar as seguintes medidas:

- Suspender temporariamente os torneios dos Jogos de Oeiras até ao final do mês de março

- Cancelar as aulas do programa “Fit Sénior” durante o mês de março

- Suspender o Torneio das Localidades até ao final do mês de março

- Adiar as atividades agendadas para a Semana da Coesão Social para setembro

- Cancelar o programa “Mexe-te nas Férias da Páscoa”

- Adiar o arranque do programa “Experimenta-te”

- Adiar a “Caça aos Ovos”

- Adiar a “Mostra de Teatro Amador”

- Adiar/remarcar o “Soam as Guitarras”

- Adiar a “Comemoração do Dia Mundial da Dança”

- Adiar a “Comemoração do Dia Internacional do Jazz”

- Suspender as “Iniciativas Dia da Poesia”

- Adiar os “Concertos comentados: Maestro José Soares”

- No âmbito Cultural, as visitas de grupo a exposições serão também canceladas.

O Município de Oeiras vai diariamente avaliar a evolução da situação e determinar o ajustamento das medidas seguindo, escrupulosamente, as orientações da DGS.

Terminamos referindo que esta é uma questão de saúde pública, pelo que importa encarar com serenidade a evolução da situação. Apenas seguindo as orientações das autoridades de saúde pública da República poderemos superar esta crise.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras,

Isaltino Morais

Publicado 26/03/2020 às 08:23
COVID-19 | Oeiras abre Centro de Testes em Algés e Tenda de Triagem em Paço de Arcos
A Câmara Municipal de Oeiras e a Administração Regional de Saúde abriram no dia 26 de março, a Tenda de Triagem COVID-19 do ACES e uma Área dedicada para Avaliação e Tratamento de Doentes (ADC) em Algés.
Publicado 23/03/2020 às 10:38
Linha COVID-19 para colaboradores do Município e Agentes da Proteção Civil
O Município disponibilizou linha de atendimento telefónico, testes clínicos e apoio psicológicos aos colaboradores e Agentes de Proteção Civil.
Publicado 20/03/2020 às 23:51
Postos de Despistagem e Primeira Intervenção contra o COVID-19
O Município de Oeiras disponibilizou 3 novos Postos de Despistagem e Primeira Intervenção contra o COVID-19. Esta é mais uma das muitas medidas que o Município de Oeiras tem adotado como resposta à grave situação de pandemia.
Publicado 20/03/2020 às 14:36
Comunicado | Informação sobre as decisões do Município
Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, sobre o as decisões tomadas pelo Município.
Publicado 17/03/2020 às 20:42
Comunicado
O Município de Oeiras procura permanentemente mitigar as situações de vulnerabilidade social. Face à conjuntura de evolução da pandemia do corona vírus, foram reforçadas as medidas de apoio à comunidade.
Oeiras: Comunicado sobre o COVID-19