O MunicípioPresidente da CâmaraComunicado | Informação sobre as decisões do Município

Comunicado | Informação sobre as decisões do Município

Comunicado do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, sobre o as decisões tomadas pelo Município.

Na sequência das informações anteriormente prestadas, sobre as decisões do Município de Oeiras no âmbito da pandemia do Covid-19, por dever de informação e transparência, e com vista ao esclarecimento da população, informamos do seguinte:

1. Apoio excecional ao Serviço Nacional de Saúde

• Foram já encomendados 43 ventiladores e 90 seringas elétricas.

• Em ambos os casos, as primeiras unidades deverão chegar no decurso da próxima semana e serão imediatamente colocados à disposição do seu destino final.

2. Sistema de testes de infeção por covid-19

• Em articulação com as autoridades de saúde locais, está a ser implementado um sistema de testes de infeção pelo covid-19, em colaboração com os laboratórios Joaquim Chaves, aumentando a capacidade localmente instalada.

• Este sistema privilegiará os profissionais da “linha da frente” do combate ao covid-19 (agentes da autoridade, elementos dos bombeiros e da proteção civil, trabalhadores operários municipais e funcionários municipais de serviço).

3. Limpeza e higienização

• Estão em curso ações de limpeza, higienização e desinfeção do espaço público, das viaturas municipais, viaturas das forças de segurança, viaturas do sistema de transporte combus e das viaturas dos bombeiros e proteção civil.

4. Implementação de banco de voluntariado excecional

• Foi criado um banco de voluntariado especificamente para a situação de emergência pandémica atual. Estão já inscritos 145 voluntários.

• Caso queira ser voluntário, contacte as linhas: 214 420 463 / 210 977 439; ou, o correio eletrónico: b.voluntariado@cm-oeiras.pt.

5. Apoio a idosos ou pessoas em situação de fragilidade

• Estão já em curso as entregas de alimentos, compras para abastecimento doméstico, medicamentos e refeições confecionadas para idosos e população fragilizada.

• Temos contado com o apoio de condutores da “Uber” que se disponibilizaram gratuitamente para apoio a estes transportes.

• Caso necessite deste sistema de apoio, contacte a seguinte linha de emergência: 915 407 455.

6. Apoio a pessoas em situação de sem-abrigo

• Foi implementado no Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras, em Paço de Arcos, um sistema de acolhimento de pessoas em situação de sem-abrigo

• Esta resposta garante alojamento, higiene pessoal, alimentação e medicação.

7. Apoio psicológico

• Conscientes dos problemas psicológicos que a atual conjuntura pode gerar na população, foi criada uma linha específica para apoio a quem dele necessite.

• Caso necessite de apoio psicológico, não hesite em contactar a seguinte número: 914 354 326.

8. Apoio aos profissionais das funções essenciais

• Estão já disponíveis a creche e as escolas da rede pública para apoio aos filhos dos profissionais das funções essenciais.

o A creche funciona na Creche e jardim-de-infância “1º de Maio”, em Carnaxide.

o As escolas, uma por agrupamento, são as seguintes:

 ES Aquilino Ribeiro, em Porto Salvo;

 EB Conde de Oeiras, em Oeiras;

 ES Quinta do Marquês, em Oeiras;

 ES Sebastião e Silva, em Oeiras;

 ES Luís de Freitas Branco, em Paço de Arcos;

 EB S. Bruno, em Caxias;

 EB Sophia de Mello Breyner, em Carnaxide

 EB Alto de Algés, em Algés;

 ES Amélia Rey Colaço, em Linda-a-Velha;

 EB Prof. Noronha Feio, em Queijas (que também serve a freguesia de Barcarena);

 ES Prof. José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha.

• O Município assegura, durante este período, a entrega de refeições gratuitas aos profissionais das funções essenciais e aos colaboradores municipais e das freguesias que se encontram de serviço.

• Está a ser implementado um sistema de acolhimento dos profissionais de saúde, em unidade hoteleira no Concelho, com vista a permitir o repouso sem deslocações a casa, evitando colocar em perigo os familiares.

• Esta a ser implementado sistema de acolhimento para profissionais de funções essenciais para quarentena ou tratamento (em situações menos graves, mas com devido acompanhamento), em unidade hoteleira do Concelho.

• O Município já acordou com as cadeias “Lidl” e “Auchan” um horário excecional, no qual poderão ser atendidos prioritariamente os profissionais das funções essenciais. Durante o dia de hoje continuaremos os contactos com os responsáveis dos grupos Sonae e Jerónimo Martins, com vista a obter igual resposta para estas pessoas.

Chamamos atenção para a correta deposição dos resíduos produzidos por parte das pessoas infetadas pelo covid-19:

• Os resíduos devem ser colocados num saco plástico cheio até 2/3 da sua capacidade.

• Este saco, depois de devidamente fechado, deverá ser colocado dentro de outro saco plástico que também deve ser devidamente fechado.

• Apenas após estas duas operações, os resíduos podem ser colocados no contentor de resíduos indiferenciados.

Apelamos novamente para o correto cumprimento das orientações das autoridades de saúde.

Agradecemos o civismo e o empenho da população que, na sua muito larga maioria, tem sabido acolher as orientações das entidades competentes.

Agradecemos também as muitas instituições que contactaram o Município, querendo connosco colaborar. O Vosso apoio é apreciado e bem-vindo.

Com espírito cívico e de respeito mútuo certamente ultrapassaremos esta crise. Mantenha o distanciamento social aconselhado, mantenha-se em casa. Respeite-se a si próprio e aos outros.

Nesta circunstância, que tanto exige de todos, importa prestar profundo reconhecimento às pessoas e empresas que todos os dias se empenham, que nos manifestam a sua disponibilidade e apoio, gerando o clima de confiança que garante que todos juntos venceremos esta crise.

Vamos todos ficar bem!

O Presidente,