Publicado 12/03/2020 às 17:32

Oeiras: Comunicado sobre o COVID-19

O Município de Oeiras elaborou um Plano interno de Contingência ao Coronavírus que pretende dar resposta às orientações da Direção Geral da Saúde (DGS) e que contempla a redução dos riscos para a saúde dos trabalhadores e assegura a continuidade das atividades essenciais.

Este plano de contingência interno encontra-se ainda na primeira fase de implementação, a de monitorização, por não haver até ao momento nenhum trabalhador suspeito com Covid-19.

Foram instalados dispensadores de solução desinfetante de base alcoólica pelos diferentes serviços municipais e foram afixados cartazes com as recomendações da DGS.

Recomenda-se à população que privilegie o atendimento telefónico e online ao invés do presencial.

Foi também criado um Gabinete de Crise que reúne diariamente para avaliar a evolução do surto e foi também convocado o Conselho Municipal de Proteção Civil para debater a situação, na próxima terça-feira, 17 de março, pelas 18h00.

Segundo as autoridades de saúde local, até ao momento existem ZERO CASOS confirmados no território.

No entanto, na tentativa de conter e diminuir uma eventual evolução, a Câmara Municipal de Oeiras entendeu que deveria tomar as seguintes medidas:

- Suspender temporariamente os torneios dos Jogos de Oeiras até ao final do mês de março

- Cancelar as aulas do programa “Fit Sénior” durante o mês de março

- Suspender o Torneio das Localidades até ao final do mês de março

- Adiar as atividades agendadas para a Semana da Coesão Social para setembro

- Cancelar o programa “Mexe-te nas Férias da Páscoa”

- Adiar o arranque do programa “Experimenta-te”

- Adiar a “Caça aos Ovos”

- Adiar a “Mostra de Teatro Amador”

- Adiar/remarcar o “Soam as Guitarras”

- Adiar a “Comemoração do Dia Mundial da Dança”

- Adiar a “Comemoração do Dia Internacional do Jazz”

- Suspender as “Iniciativas Dia da Poesia”

- Adiar os “Concertos comentados: Maestro José Soares”

- No âmbito Cultural, as visitas de grupo a exposições serão também canceladas.

O Município de Oeiras vai diariamente avaliar a evolução da situação e determinar o ajustamento das medidas seguindo, escrupulosamente, as orientações da DGS.

Terminamos referindo que esta é uma questão de saúde pública, pelo que importa encarar com serenidade a evolução da situação. Apenas seguindo as orientações das autoridades de saúde pública da República poderemos superar esta crise.

O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras,

Isaltino Morais

Publicado 15/05/2020 às 11:45
Município oferece ventiladores mecânicos a unidades de saúde
Destes trinta e cinco ventiladores, dois já foram entregues ao Hospital São Francisco Xavier. Os restantes 33 serão entretanto distribuídos por várias Unidades de Saúde.
Publicado 15/05/2020 às 11:33
Entrega de kits de segurança às creches do concelho
O Município de Oeiras, procedeu à oferta de kits de proteção individual às 74 creches com atividade no concelho.
Publicado 14/05/2020 às 16:02
Câmara Municipal de Oeiras disponibiliza kits com máscaras
O ‘kit’ de máscaras podem ser levantados, mediante a apresentação do cartão de cidadão e de comprovativo de residência.
Publicado 07/05/2020 às 17:20
Comunicado | Medidas do Plano de Desconfinamento Social em Oeiras
Com a passagem do Estado de Emergência para o Estado de Calamidade e o consequente Plano de Desconfinamento Social decretado pelo Governo, o Município de Oeiras tomou várias medidas.
Publicado 05/05/2020 às 11:40
Visita ao Laboratório de Virologia do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária
O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais acompanhou a Ministra da Agricultura e a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, numa visita ao Laboratório de Virologia no INIAV.
Oeiras: Comunicado sobre o COVID-19