Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 08/02/2019 às 17:56

Isaltino Morais promete “nova vida” para a Quinta Real de Caxias

Município insiste na transferência da tutela por parte do Governo


O Presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais, visitou no passado dia 8 de fevereiro, a Quinta Real de Caxias para uma nova avaliação do espaço, responsabilizando o Governo pelo seu avançado estado de degradação e abandono, nomeadamente os elementos arquitetónicos do Paço Real.

Propriedade do Ministério da Defesa, a Quinta Real de Caxias tem sido reclamada pela Câmara de Oeiras há vários anos, para que possa assumir a sua gestão.

“Temos um projeto para reabilitar este valioso património cultural e histórico e condições financeiras para o concretizar, mas o Estado não nos tem permitido isso e, assim, vamos assistindo à sua cada vez maior degradação e impossibilidade de ser usufruído pela população”, sublinhou o autarca.



Desde o primeiro protocolo que a Câmara Municipal de Oeiras estabeleceu com o Ministério da Defesa, em 1986, têm sido desenvolvidos esforços para que este património seja recuperado e, mesmo sem ser da sua competência, a Autarquia conseguiu abrir os jardins à população, após uma intervenção nos espaços verdes que incluiu a recuperação do seu valioso património artístico, designadamente os grupos escultóricos em terracota, da autoria de Machado de Castro, magnificamente enquadrados pelo conjunto que compõe a Cascata Real.

Na ocasião, Isaltino Morais lembrou que a autarquia já investiu cerca de 4 milhões de euros, desde 2009, ano em que se começou a desenvolver um novo conceito para os jardins da Quinta Real de Caxias, o qual se pretende que seja um dos maiores parques urbanos do concelho.

O presidente da Câmara Municipal de Oeiras alertou ainda para o antigo Convento da Cartuxa, em igual estado de degradação e cuja propriedade é do Ministério da Justiça, com quem já estão a ser desenvolvidas negociações.

“O Estado não nos tem permitido resolver os problemas de abandono do património. Há dinheiro, há projetos, há vontade política mas neste país tudo emperra na Direção Geral de Tesouro”, sublinhou.



A visita à Quinta Real de Caxias surgiu no âmbito das Visitas de Trabalho que o Executivo liderado por Isaltino Morais realiza habitualmente às sextas-feiras e que visam analisar no terreno eventuais problemas e tomar decisões na mesma ocasião.

 

quinta-1.jpgquinta-2.jpg 

notícia
Publicado ontem às 15:26
Lançamento do concurso 'Revive' do Paço Real de Caxias
Realiza-se no dia 22 de abril o lançamento do concurso de concessão do Paço Real de Caxias. Os concursos do programa Revive, visam a valorização de edifícios com elevado valor patrimonial e cultural.
Publicado ontem às 10:52
Assembleias Participativas começam na próxima terça-feira
Realiza-se no próximo dia 23 de abril (terça-feira) na Sociedade de Educação e Recreio ‘Unidos de Leceia’ (SERUL) a primeira Assembleia Participativa.
  • 23 de abril, 2, 9, 16 e 23 de maio
  • Às 21h00
  • Assembleias Participativas - Orçamento Participativo de Oeiras
    O Orçamento Participativo de Oeiras é um mecanismo de promoção da cidadania ativa e de democracia participativa e voluntária que assenta na consulta direta aos cidadãos.
    Publicado 16/04/2019 às 09:54
    Município de Oeiras aprova prestação de contas e aplicação do resultado líquido de 2018
    A Câmara Municipal de Oeiras aprovou no dia 15 de abril, os documentos de Prestação de Contas de 2018. O Executivo Municipal aprovou também a aplicação do resultado líquido do exercício referente ao mesmo ano.
    Publicado 10/04/2019 às 16:27
    Câmara de Oeiras reabilita mais quatro edifícios para Habitação Jovem
    A Câmara Municipal de Oeiras vai reabilitar um conjunto de quatro edifícios, situados no Largo da Boavista, no centro de Oeiras, no âmbito do Programa de Habitação Jovem.
    Isaltino Morais promete “nova vida” para a Quinta Real de Caxias