Publicado 23/05/2019 às 15:39

Oeiras lança programa para criação de ecossistema único para os negócios, a ciência e a tecnologia

O Município de Oeiras lançou oficialmente o programa Oeiras Valley, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica e de investigação. O lançamento marca o início de um novo ciclo no desenvolvimento económico e social de Oeiras.

Trata-se de um programa ambicioso que quer ser a montra do que melhor se faz nos setores mais inovadores da economia e da ciência. O objetivo passa por captar mais investimento para o concelho e colocar Oeiras no radar internacional da inovação e dos negócios. Para atingir estas metas, a estratégia do programa Oeiras Valley assenta em políticas de dinamização económica que têm em conta uma perspetiva integrada do território.

Nesse sentido, até 2026, o município prevê investir perto de 400 milhões de euros na dinamização económica, na educação, habitação, ambiente e inteligência territorial.

“Queremos transformar Oeiras na Silicon Valley portuguesa”, afirma o Presidente da Câmara, Isaltino Morais, acrescentando que “o lançamento do programa Oeiras Valley é a concretização da nossa visão para um município mais moderno, mais inteligente, mais desenvolvido, mais internacional, mas também mais inclusivo”.

Recorde-se que Oeiras tem vindo a assumir-se como uma localização privilegiada para sedes regionais e/ou europeias de empresas multinacionais, sendo um espaço muito competitivo para a instalação de centros de investigação e de centros de competência de multinacionais. Atualmente, há já um conjunto de empresas de grande dimensão no concelho - várias multinacionais ligadas aos setores mais inovadores, designadamente às Tecnologias de Informação e Comunicação - TIC (Cisco, HP, Google, entre outras) e à área da Saúde/Farmacêutica (MSD, Pfizer, Novartis, etc.) e que determinam a especialização produtiva concelhia, sendo responsáveis por parte significativa da riqueza gerada.

“Oeiras tem já, em toda a sua extensão, um território qualificado para receber grandes empresas de setores inovadores, mas queremos ir mais longe e criar condições para tornar Oeiras no maior viveiro de inovação, criatividade e tecnologia em Portugal, estimulando a criação de empregos com alto valor acrescentado”, explica Isaltino Morais.

Além de um tecido empresarial com grande capacidade inovadora e empreendedora, Oeiras possui ainda uma população com altos níveis de escolaridade. Estes fatores, bem como a localização central e bons acessos, uma qualidade de vida ímpar, com atividades de lazer, culturais e desportivas, e habitação de qualidade a preços razoáveis, fazem do concelho um ótimo local para viver, investir e visitar.

Assista ao vídeo de apresentação do Programa Oeiras Valley

Publicado 17/09/2019 às 17:33
Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência
O Município de Oeiras apresentou no dia 17 de setembro, a sua estratégia para a Ciência e Tecnologia, de 2020 a 2025.
Publicado 16/09/2019 às 15:42
Entrevista do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras ao Dinheiro Vivo
Leia a entrevista de Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, onde são explicados os investimentos planeados, e em curso, para o concelho, bem como as mais-valias do Oeiras Valley.
  • Entre 19 e 27 de setembro
  • Das 19h às 22h
  • 'Fins de Tarde no Palácio Flor da Murta'
    No mês de setembro o Palácio Flor da Murta vai receber o evento 'Fins de Tarde no Palácio Flor da Murta'.
    Inscrição prévia
  • Dia 17 de setembro
  • Das 9h30 às 12h30
  • Apresentação Pública da «Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025»
    O Município de Oeiras vai apresentar publicamente a «Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia 2020-2025», no dia 17 de setembro, a partir das 9h30, no Templo da Poesia (Parque dos Poetas).
    Publicado 01/08/2019 às 15:18
    Visita ao Instituto de Soldadura e Qualidade – ISQ
    No passado dia 31 de julho, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, juntamente com uma comitiva composta por membros do executivo municipal, visitou o Instituto de Soldadura e Qualidade, no âmbito de uma mostra tecnológica.