municipio-de-oeiras-investe-em-ciencia
Publicado 17/09/2019 às 17:33

Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência

O Município de Oeiras apresentou no dia 17 de setembro, a sua estratégia para a Ciência e Tecnologia, de 2020 a 2025. Oeiras vai investir cerca de 1,8 milhões de euros, por ano, para implementar esta Estratégia, tornando-se no primeiro município a disponibilizar uma verba exclusivamente para a ciência. A apresentação decorreu no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

Com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, o Município quer afirmar-se como centro internacional de ciência e inovação, criando algo de inédito em Portugal: uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização. Para tal, a Estratégia envolve as instituições científicas de Oeiras, mas com a perspetiva de alargamento a outras na periferia do concelho, pretende ainda envolver empresas e cidadãos e também atrair alunos, cientistas, empreendedores e mais empresas para o território.

"O Município de Oeiras tem condições únicas a nível nacional e internacional, que posicionam o território como um ecossistema de referência nas áreas da ciência e inovação. Aqui está sedeada uma grande quantidade de empresas de base científico-tecnológica, bem como várias universidades e institutos científicos de excelência",

afirma o Presidente Isaltino Morais, explicando que foram estas condições que levaram o Município a lançar esta Estratégia.

Vereador CMO Pedro Patacho redim.jpg

A Estratégia prevê o desenvolvimento do Programa Ciência Aberta a Oeiras para aproximar munícipes e a comunidade escolar da Ciência, através da realização de uma série de ações, tais como um Festival da Ciência e o Ensino Experimental das Ciências. Por outro lado, por forma a aliar a ciência e conhecimento científico com os negócios, será criada uma estrutura dedicada ao acompanhamento dos cientistas, no que toca à proteção e exploração da propriedade intelectual, bem como incubadoras e programas de financiamento. Para acelerar a internacionalização de Oeiras, a Estratégia prevê a criação dos Prémios de Ciência e Inovação, destinados a reconhecer cientistas e empreendedores nacionais e estrangeiros, o desenvolvimento de um programa formal de visitas, hospedando os melhores cientistas do mundo, e a criação do International Collaborative Center, uma infraestrutura que vai funcionar como íman de investigadores e empreendedores nacionais e internacionais.

A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia surge no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado oficialmente em maio, pelo Município de Oeiras, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica, nanotecnológica e de investigação.

• Dia 9 e 16 de dezembro
  • Das 9h30 às 18h30
  • Workshops: Gestão de Unidades de Negócios | Marketing Empresarial
    Workshops gratuitos, a realizar nas instalações da AERLIS em Oeiras.
    Publicado 29/11/2019 às 16:04
    Crianças das escolas do concelho visitam a Capital do Natal
    O Município de Oeiras oferece bilhetes aos alunos dos estabelecimentos de ensino do concelho, para visitar a Capital do Natal.
  • 30 de novembro
  • Das 15h30 às 18h30
  • Encerramento da Programação EDDINGTON@SUNDY: 100 Anos Depois
    A programação das celebrações do centenário das observações do Eclipse solar total de 1919 Eddington na Sundy é encerrada num evento no Museu da Pólvora Negra, em Oeiras.
    Publicado 25/11/2019 às 14:27
    Oeiras premeia melhores alunos com computadores portáteis
    O reconhecimento do mérito destes jovens, que concluíram o 12º ano no ano letivo 2018/2019, confirma a excelência do desempenho dos melhores alunos das escolas, servindo dessa forma de referência e exemplo para todos os alunos da comunidade.
    Publicado 22/11/2019 às 11:20
    Dia Internacional das Cidades Educadoras 2019
    Oeiras faz parte das cidades Educadoras e, por isso mesmo, na semana de 25 a 30 de novembro, vai convidar as pessoas a sentarem-se num sofá colocado em plena rua e aí manifestarem a sua opinião sobre o que é a cidade é para si.
    Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência