municipio-de-oeiras-investe-em-ciencia
Publicado 17/09/2019 às 17:33

Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência

O Município de Oeiras apresentou no dia 17 de setembro, a sua estratégia para a Ciência e Tecnologia, de 2020 a 2025. Oeiras vai investir cerca de 1,8 milhões de euros, por ano, para implementar esta Estratégia, tornando-se no primeiro município a disponibilizar uma verba exclusivamente para a ciência. A apresentação decorreu no Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.

Com a Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia, o Município quer afirmar-se como centro internacional de ciência e inovação, criando algo de inédito em Portugal: uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território em três grandes esferas: 1) educação e sociedade; 2) inovação; 3) internacionalização. Para tal, a Estratégia envolve as instituições científicas de Oeiras, mas com a perspetiva de alargamento a outras na periferia do concelho, pretende ainda envolver empresas e cidadãos e também atrair alunos, cientistas, empreendedores e mais empresas para o território.

"O Município de Oeiras tem condições únicas a nível nacional e internacional, que posicionam o território como um ecossistema de referência nas áreas da ciência e inovação. Aqui está sedeada uma grande quantidade de empresas de base científico-tecnológica, bem como várias universidades e institutos científicos de excelência",

afirma o Presidente Isaltino Morais, explicando que foram estas condições que levaram o Município a lançar esta Estratégia.

Vereador CMO Pedro Patacho redim.jpg

A Estratégia prevê o desenvolvimento do Programa Ciência Aberta a Oeiras para aproximar munícipes e a comunidade escolar da Ciência, através da realização de uma série de ações, tais como um Festival da Ciência e o Ensino Experimental das Ciências. Por outro lado, por forma a aliar a ciência e conhecimento científico com os negócios, será criada uma estrutura dedicada ao acompanhamento dos cientistas, no que toca à proteção e exploração da propriedade intelectual, bem como incubadoras e programas de financiamento. Para acelerar a internacionalização de Oeiras, a Estratégia prevê a criação dos Prémios de Ciência e Inovação, destinados a reconhecer cientistas e empreendedores nacionais e estrangeiros, o desenvolvimento de um programa formal de visitas, hospedando os melhores cientistas do mundo, e a criação do International Collaborative Center, uma infraestrutura que vai funcionar como íman de investigadores e empreendedores nacionais e internacionais.

A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia surge no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado oficialmente em maio, pelo Município de Oeiras, com o objetivo de criar o maior ecossistema de inovação do país, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica, nanotecnológica e de investigação.

• Data limite de inscrição - 31 de outubro
  • CineClube Oeiras – Mostra Concurso Escolar de Curtas-metragens 2019/20
    O Projeto CineClube Oeiras – Mostra Concurso Escolar de Curtas-metragens é um projeto de criação de filmes, que lança um desafio aos alunos do Ensino Secundário do Concelho de Oeiras.
    Publicado 16/10/2019 às 15:09
    Alunos de Oeiras vão aprender a fazer curtas-metragens
    O CineClube Oeiras é um projeto de criação de filmes da RUGAS Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
  • 17 de outubro
  • Às 18h00
  • Festa do Estudante 2019
    Oeiras realiza festa de boas vindas para os novos alunos do ensino superior, no dia 17 de outubro às 18h00 nos Nirvana Studios.
    Entrada livre
    Publicado 09/10/2019 às 16:01
    Oeiras investe cerca de 400 mil euros no projeto Mochila Leve
    O Mochila Leve é um dos novos projetos que foi lançado no ano letivo 2018/2019 e que este ano cresceu significativamente.
  • 12 de outubro
  • Às 21h00
  • IV E'TMIST
    No dia 12 de outubro, realiza-se mais um encontro de tunas em Oeiras.
    Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência