Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
primeira praia em portugal com drone salva-vidas
Publicado 21/08/2018 às 12:47

Oeiras tem a primeira praia em Portugal com drone salva-vidas

​São 11h30 da manhã e, como é hábito no mês de agosto , a praia de Santo Amaro de Oeiras está repleta de banhistas, que recorrem àquela que é considerada uma das melhores praias urbanas do país para se refrescarem. Um objeto preto, com várias hélices, pousado no areal suscita olhares curiosos de todos os que por ali passam.

Foi este o cenário que caraterizou a manhã do dia 20 de agosto, e no qual foi apresentado o novo drone salva-vidas, que vai tornar as praias do concelho as mais seguras do país.

Equipado com câmara de vigilância, um altifalante e uma boia salva-vidas insuflável com capacidades para acudir até quatro pessoas, o drone vai manter-se nas praias até ao final da época balnear. Após este período, a ideia é que o equipamento possa continuar a ser útil, por exemplo em situações de incêndio, nas quais vai poder intervir levando garrafas de água, ou máscaras de oxigénio até às vítimas.

A iniciativa faz parte do projeto 'Praias – Vigilância e Socorro', levada a cabo pelos Bombeiros de Paço de Arcos, que adquiriram este drone salva-vidas com o apoio financeiro do município de Oeiras. Foi um investimento municipal de cerca de 4500 euros, valor residual 'quando do que se trata é de salvar vidas', tal como afirmou o presidente da Câmara Municipal de Oeiras (CMO), Isaltino Morais.

 

O simulacro levado a cabo na praia de Santo Amaro permitiu comprovar que, em situação de perigo de afogamento, o drone possibilita um auxílio mais rápido e eficaz, diminuindo os riscos associados a uma ocorrência deste género.

A multidão que estava na praia pôde observar o objeto levantar voo, deslocando-se rapidamente sobre o mar até à 'vítima', enquanto ecoava o som de uma sirene. O pequeno embrulho amarelo fluorescente que transporta é largado, e ao tocar na água insufla de imediato revelando-se uma boia, com capacidade para quatro pessoas se apoiarem, enquanto aguardam a chegada do nadador-salvador.

No final do simulacro, o regresso do drone à areia desencadeou uma salva de palmas por parte dos banhistas que observaram todo o processo de 'salvamento'. O presidente da CMO, Isaltino Morais, destacou principalmente a importância que tem a 'rapidez no socorro' às vítimas que este equipamento permite. 'Pelo que nos foi dado a observar, em apenas 40 segundos é possível colocar a boia junto da vítima. É um investimento que vale a pena'.

drone salva vidas.jpgdrone salva vidas boia.jpg 

 

O altifalante incorporado também deu nas vistas, tendo a principal função de transmitir mensagens para acalmar quem está numa situação de perigo, mas podendo também enviar alertas e conselhos aos banhistas que se encontram na praia.

O comandante dos Bombeiros Voluntários de Paço de Arcos, Ricardo Ribeiro, destacou ainda que o 'drone permite atingir velocidades de cerca de 65 quilómetros por hora e suporta ventos até cerca de 30 quilómetros por hora', sendo que cada salvamento no mar terá um custo de 20 euros.

 

Assim, temos orgulho em dizer que:

 o concelho de Oeiras é o primeiro do país a ter um drone salva-vidas nas suas praias.

notícia
Publicado 10/07/2019 às 17:15
Segurança no NOS Alive 2019
São esperadas cerca de 50.000 pessoas e por isso, o evento conta com a presença da Polícia de Segurança Pública, que montará um dispositivo de segurança centrado na prevenção e na pró-atividade, recorrendo às suas várias valências.
Publicado 05/07/2019 às 12:01
Biblioteca de Praia em Paço de Arcos
De 1 de julho a 15 de setembro, as Bibliotecas Municipais de Oeiras levam os seus principais serviços até ao areal da Praia de Paço de Arcos, possibilitando a todos desfrutar do prazer da leitura num ambiente veraneante.
Publicado 18/06/2019 às 14:22
Município de Oeiras investe 600 mil euros em centro de dia para seniores
Novo centro de dia de Porto Salvo inaugurado no passado dia 23 de junho. A obra e o apetrechamento do espaço, orçados em mais de 670 mil euros, foram comparticipados pelo Município de Oeiras em 600 mil euros.
Publicado 13/06/2019 às 14:46
Município investe cerca de 2 milhões no viaduto da Quinta da Fonte
Para continuar a melhorar a mobilidade no concelho, o Município de Oeiras vai investir cerca de 2 milhões de euros no viaduto da Quinta da Fonte, em Paço de Arcos. A obra arranca dia 14 de junho, com o simbólico lançamento da primeira pedra.
Publicado 13/06/2019 às 10:59
Oeiras colocou novos ecopontos nas praias
Manter praia limpa depende de todos. Colabore com o Município. Separe os seus resíduos.
Oeiras tem a primeira praia em Portugal com drone salva-vidas