Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 19/06/2019 às 10:02

Assembleia Municipal de Oeiras pressiona Governo para recuperação da Casa da Pesca

A Assembleia Municipal de Oeiras aprovou, por unanimidade, uma Moção que apela ao Governo da República para que promova, o mais rapidamente possível, as diligências necessárias à celebração do acordo de transferência de competências para o Município de Oeiras no que tange à Gestão da Casa da Pesca.

No documento faz-se referência a uma indignação pública relativa à situação de abandono e de degradação a que este património chegou. Lê-se no documento que “dessa situação de abandono tem resultado a destruição, dilapidação e pilhagem de boa parte dos seus elementos decorativos, nomeadamente os estuques do séc. XVIII de Gionavvi Grossi, dos frescos barrocos e dos painéis de azulejos”.

“Indignação” e “inoperância do Governo da República” foram palavras que soaram no debate entre os deputados, que estão, em uníssono, a apelar à defesa do património que é um bem comum.

Desde 1997 que esta autarquia está a tentar encetar negociações com o Governo Central para que seja viabilizada a recuperação deste património imobiliário do Estado que se encontra sem uso, devoluto, abandonado. O objetivo é a sua recuperação para abertura ao público.

Ao principal argumento do Estado justificativo da situação se manter, por falta de verbas, o Município de Oeiras já fez anunciar e reitera que garante as verbas necessárias à conservação e restauro deste património edificado.

Recorde-se que as negociações com o Governo da República para a celebração do referido Protocolo foram reencetadas em 2012 e em 2018. Dessas negociações resultou um acordo de princípio com o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural sobre a transferência das competências de gestão desse património, que continua a aguardar despacho da Direção Geral do Tesouro e Finanças.

A Moção hoje aprovada pela AMO será dirigida ao Presidente da República, ao Presidente da Assembleia da República, ao Primeiro Ministro, aos Grupos Parlamentares da Assembleia da república, ao Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, à DGTF, à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo (CCDR_LVT), à Administração do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária e será publicada no sítio da Assembleia Municipal e em, pelo menos, um jornal diário de expansão nacional.

notícia
Publicado ontem às 09:33
Oeiras já fez obra preventiva na Casa da Pesca
Terminadas obras de caráter urgente para salvaguarda e contenção da degradação deste património nacional.
Publicado 11/11/2019 às 10:24
Assista à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras
Assista à tranmissão da reunião da Sessão Ordinária Nº 5/2019 da Assembleia Municipal de Oeiras, realizada no dia 12 de novembro.
Publicado 04/11/2019 às 10:19
Assista à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras
Assista à reunião da Assembleia Municipal de Oeiras - Sessão extraordinária nº 20/2019, realizada na passada 3ª feira dia 5 de novembro através do canal de Youtube da Assembleia.
Publicado 21/10/2019 às 10:37
Presidente liderou visita à antiga Estação Agronómica Nacional
De modo a verificar in loco o atual estado de degradação do património existente na ex-Estação Agronómica Nacional, o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, acompanhado por centenas de oeirenses, visitou o local.
  • 19 de outubro
  • Às 15h30
  • Visita pública à antiga Estação Agronómica Nacional
    O Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, convida os oeirenses para uma visita, no dia 19 de outubro (sábado) às 15h30.
    Assembleia Municipal de Oeiras pressiona Governo para recuperação da Casa da Pesca