Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 11/12/2019 às 16:22

Villa Oeiras viaja pelo mundo com o Navio Escola Sagres

O vinho produzido em Oeiras vai estar, até 2021, a bordo do Navio-Escola Sagres, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães e da presença do NRP Sagres nos Jogos Olímpicos de Tóquio, a ocorrer de 18 a 27 de julho próximo, na fase inicial dos Jogos Olímpicos onde será a “Casa de Portugal”.

O Villa Oeiras "Torna-viagem" irá cruzar quatro vezes a linha do Equador no ano de 2020. Este será, sem dúvida, um ano marcante para este valioso património natural.
Com uma média de 10 mil visitantes por porto, (i.e. 2010 – Banguecoque, 6 dias – 20 mil visitantes; 2016 – Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos – 56 mil visitantes) e durante a referida viagem de Circum-Navegação com uma média de estadia de 4/5 dias, onde se efetuarão, de entre os 23 portos a visitar, passagens pelas Cidades da Rede Magalhânica, o potencial promocional é claramente exponencial.

O acordo entre a Câmara Municipal de Oeiras e a Marinha Portuguesa prevê a realização de três receções a bordo do NRP Sagres, o transporte de duas barricas de 280 litros, com o objetivo de o vinho obter as características de “Vinho Torna Viagem”, e ainda a oferta da viagem, no trajeto Ponta Delgada – Lisboa, a quatro alunos premiados (escolas do concelho de Oeiras) e acompanhante, vereador da Câmara Municipal de Oeiras com o pelouro da Educação.
A apresentação do plano de viagem de Circum-navegação do NRP Sagres está marcada para amanhã, (dia 12 de dezembro), e deverá contar com a presença do ministro da Defesa Nacional, João Gomes Cravinho, e do Ministro do Mar, Ricardo Serrão Santos.

O Villa Oeiras em 2018 foi premiado nacional e internacionalmente:
Seis prémios nacionais e internacionais foram atribuídos ao vinho generoso produzido pelo Município de Oeiras.

vinho-carcavelos-circum-navegacao.jpg 

 

Sobre o Vinho de Carcavelos Villa Oeiras:
O vinho de Carcavelos faz parte da impressão digital de Oeiras. Este vinho generoso remonta ao século XIV e atingiu o seu período áureo pelas mãos laboriosas e mente acutilante de Sebastião José de Carvalho e Melo – Marquês de Pombal e Conde de Oeiras. O vinho de Carcavelos correu mundo. Entrou nas mais variadas culturas. Chegou a dar parte da sua 'alma' ao vinho do Porto de forma a proporcionar-lhe um 'corpo' e um paladar superior. Deste período fértil e auspicioso, decaiu para níveis que sem a intervenção da autarquia era expectável que deixasse de existir.
Nele se pegou e se recuperou e, hoje, a vinha continua a produzir, na encosta virada para o Tejo, na terra que sempre foi fértil, sacudida pelo vento que nos é típico, as castas. No branco, Galego Dourado, a Ratinho, a Arinto, as Rabo-de-Ovelha e a Seara-Nova; no tinto, a combinação perfeita entre as castas Castelão, Amostrinha e a Trincadeira. Castas que misturadas na medida exata, qual alquimia, dá origem ao nosso generoso.

 

 

notícia
Publicado 06/01/2020 às 09:47
Villa Oeiras de partida com Navio-Escola Sagres para dar a volta ao mundo
Já está a navegar com o Navio-Escola Sagres o vinho produzido em Oeiras para viajar pelo Mundo, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, e já só regressa em 2021 como Villa Oeiras “Torna Viagem”.
Publicado 06/01/2020 às 09:37
Milhares de pessoas à volta da grande fogueira do Madeiro de Oeiras
A Câmara Municipal de Oeiras trouxe a tradição e milhares de pessoas puderam apreciar a beleza e o calor da fogueira, além da gastronomia e animação oferecida, com bombos, rancho folclórico e outros.
Publicado 26/12/2019 às 11:39
É já amanhã que se acende a grande fogueira do 'Madeiro de Oeiras'
O grande “Madeiro de Oeiras” acontece no sábado, dia 4 de janeiro, das 14 às 23 horas, no Jardim Municipal de Oeiras. A entrada é gratuita.
Publicado 23/12/2019 às 12:06
Em Oeiras, há fogo-de-artifício na chegada do ano novo
A chegada do ano 2020 vai ser celebrada pelo Município de Oeiras com um espetáculo de fogo-de-artifício, que será lançado, às 24:00 do dia 31 de dezembro, do Terrapleno de Algés, em frente ao Aquário Vasco da Gama.
Villa Oeiras viaja pelo mundo com o Navio Escola Sagres