Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 06/01/2020 às 09:37

Milhares de pessoas à volta da grande fogueira do Madeiro de Oeiras

​Milhares de pessoas participaram no sábado, dia 4 de janeiro na grande festa do Madeiro de Oeiras, uma fogueira com 15 metros de diâmetro, 5 metros de altura e que fez arder 100 toneladas de lenha.

A Câmara Municipal de Oeiras trouxe a tradição e milhares de pessoas puderam apreciar a beleza e o calor da fogueira, além da gastronomia e animação oferecida, com bombos, rancho folclórico e outros.

O Jardim Municipal de Oeiras foi o local escolhido para a edição do Madeiro de Oeiras deste ano depois do sucesso da primeira edição. A festa irá repetir-se no próximo ano.

Além de poder ver e aquecer-se na fogueira gigante, os participantes puderam almoçar ou lanchar nas bancas com comida oferecida. Puderam escolher entre o porco no espeto, enchidos e castanhas assadas ou ainda saborear o tradicional Bolo-Rei.

O Madeiro de Reis tem origem nas celebrações do solstício de inverno. Começava por ter a madeira recolhida pelos rapazes da terra. Era levada então até o centro da aldeia onde uma enorme fogueira era acesa desde a véspera do Natal até o Dia de Reis. As pessoas reuniam-se para dançar e cantar à volta da fogueira. 

 

notícia
Publicado 06/01/2020 às 09:47
Villa Oeiras de partida com Navio-Escola Sagres para dar a volta ao mundo
Já está a navegar com o Navio-Escola Sagres o vinho produzido em Oeiras para viajar pelo Mundo, no âmbito das comemorações dos 500 anos da descoberta do Estreito de Magalhães, e já só regressa em 2021 como Villa Oeiras “Torna Viagem”.
  • 6 de janeiro
  • Às 17h00
  • Janeiras na Marina de Oeiras
    A Oeiras Viva, convida a população para cantar as janeiras e comer uma fatia de bolo rei.
    Gratuito
  • De 22 a 25 de fevereiro
  • Oeiras Brincka 2020
    O maior evento nacional de construções LEGO® está de volta! De 22 a 25 de fevereiro no Pavilhão do Clube Recreativo dos Leões de Porto Salvo.
  • Dia 31 de dezembro
  • Às 24h00
  • Fogo de artifício assinala a chegada do novo ano
    Em Oeiras, há fogo-de-artifício na chegada do ano novo.
    Gratuito
    Milhares de pessoas à volta da grande fogueira do Madeiro de Oeiras