Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 01/07/2019 às 14:41

Oeiras lançou livro de homenagem a 250 figuras ilustres do concelho


O Município de Oeiras homenageou 250 ilustres homens e mulheres que marcaram a história do concelho (e alguns também do país), ao longo dos últimos 250 anos, e que se destacaram nas mais diversas áreas de atividade. Esta distinção foi realizada através do lançamento do livro “Oeiras com Personalidade - 250 figuras do concelho de Oeiras”, com coordenação de José Eduardo Franco, que teve lugar na sexta-feira, nos emblemáticos jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

Lourdes Norberto, D. Sebastião José de Carvalho Daun e Lorena (Conde de Oeiras), Pedro Teixeira Duarte, David Justino, Otelo Saraiva de Carvalho, António Laginha e António Bessone Basto foram alguns dos homenageados que estiveram presentes na cerimónia, à qual não faltaram também familiares de muitas outras personalidades representadas neste livro.

Da literatura à ciência, do teatro à medicina, da política à arquitetura, do ensino ao desporto, foram muitas as áreas que ficaram marcadas por esta gente de enorme valor, cujo legado faz parte da história do concelho.

 

livro-personalidades-3.jpglivro-personalidades-2.jpg 

 

Oeiras com Personalidade retrata a história de Oeiras e, em parte, de Portugal, a partir de uma seleção ilustrativa de personalidades representativas da sociedade oeirense. É uma obra que se lê e se contempla nas suas belíssimas ilustrações que embelezam e completam as biografias e dão a conhecer o património deste concelho.

Salientando a importância da memória, o Presidente da Município, referindo-se a toda a informação reunida neste livro e do seu total envolvimento com a comunidade, diz que em Oeiras “construímos História ao evocarmos um conjunto de gente boa e de gente repleta de mérito”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, “melhor que ninguém, este conjunto de personalidades ligadas a Oeiras eterniza lugares do nosso concelho como referências e como cenários, permitindo-nos através da nossa imaginação, um constante revisitar do passado despoletando sentimentos e dotando-lhe de Personalidade”.


“Este livro permite-nos outros reencontros com Oeiras e motiva-nos a recriar emoções, sempre em proximidade com quatro grandes forças impactantes das nossas vidas como são o Meio e o Tempo em que vivemos, o Legado cultural e os Conhecimentos que herdámos”, acrescentou o autarca, dizendo ainda que “este Livro alberga em si mesmo, uma valiosa e influente coleção de pessoas que se notabilizaram por aquilo que deram - ou que ainda dão - ao nosso Município.”

 

Inicialmente pensada para assinalar os 250 anos da fundação do concelho de Oeiras (data comemorada em 2009), esta obra multibiográfica apresenta a qualidade humana de um dos municípios portugueses e europeus mais dinâmicos e inovadores. Tratando-se de uma seleção ilustrativa de figuras que se destacaram nas mais diversas áreas de atividade, o leitor pode comprovar a capacidade que Oeiras teve de gerar, atrair e fixar figuras que aqui viveram e a partir daqui desempenharam papéis relevantes a nível nacional e internacional.

 

livro-personalidades-1.jpglivro-personalidades-4.jpg
 

  • De 6 de setembro a 12 de outubro
  • De terça a sábado, das 12h00 às 18h00
  • Ivo Alexandre expõe “The Mystic Artist” em Oeiras
    O Município de Oeiras vai apresentar a exposição “The Mystic Artist”, do artista plástico Ivo Alexandre, de 6 de setembro a 12 de outubro 2019, no Centro Cultural Palácio do Egipto. A inauguração está marcada para o dia 6 de setembro, às 19:00.
  • De 23 de agosto a 1 de setembro
  • Festas de Paço de Arcos 2019
    Paço de Arcos recebe de 23 de agosto a 1 de setembro as populares celebrações em honra do Senhor Jesus dos Navegantes.
    Livre
  • A partir de 12 de setembro
  • De terça a domingo
  • Renate Graf em exposição no Palácio Anjos
    ​O Palácio Anjos, em colaboração com a Mirat Gallery e a Rui Freire - Fine Art, vai apresentar a exposição de Renate Graf - The photographer’s chronicles: thoughts become images 1992 | 2019.
    Gratuito
  • 7 de setembro
  • Às 18h00
  • Concerto "Sinfonia Júpiter"
    O Auditório Ruy de Carvalho, recebe no dia 7 de setembro mais um concerto da Orquestra de Câmara Cascais e Oeiras - OCCO'.
    3€
    Publicado 25/07/2019 às 16:13
    Muse ao vivo no Passeio Marítimo de Algés
    Digressão dos Muse passou pelo Passeio Marítimo de Oeiras no passado dia 24 de julho com um espetáculo grandioso.
    Oeiras lançou livro de homenagem a 250 figuras ilustres do concelho