Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
6 Maio a 17 Junho

Ruin'Arte - "Num País à Beira Mar Abandonado"

... é uma forma de chamar a atenção à degradação do património arquitectónico deste País à beira mar plantado
in Publico, Guia do Lazer
Adicionar ao calendário

O RUIN'ARTE pretende dar voz à degradação do património arquitetónico depauperado Num País à Beira Mar Abandonado; são pedaços de história perdidos, são almas penadas do nosso passado. Ruin'Arte explora o lado romântico que cada ruína transporta... é uma história mal acabada, arquitetura desleixada, cultura mal amada, património incompreendido, paisagens sem sentido. São ruínas industriais, urbanas, clericais, palacianas, rurais, humanas...

Ao fim de nove anos de trabalho de recolha fotográfica e pesquisa histórica um pouco por todo o País, acumulámos, além de um acervo de quase quatro mil imagens trabalhadas e perto de vinte mil por trabalhar, uma ainda maior coleção de aventuras e experiências que enriquecem esta epopeia.

Cumpre-se, nesta iniciativa, a 33ª mostra desta coleção. Foi um ruinoso percurso que nos levou a conhecer a "outra História" de Portugal, que teimamos em esquecer, aqui ilustrada pelo pior do melhor.

A seleção de imagens patentes nesta exposição, teve como critério primordial a representatividade histórica, social e económica dos edifícios e a cobertura geográfica de Portugal. A linha gráfica adotada, de cor e a preto e branco, enfatiza e dramatiza em cada caso e em cada casa, expondo e reforçando a decadência do objeto e a sua contrastante envolvência.

 Foi um ruinoso percurso que nos levou a conhecer a "outra História" de Portugal, que teimamos em esquecer 

Não vestimos nenhuma cor que não seja a do património, pelo que encontramos aliados a esta causa em cada cidadão português que quer um Portugal melhor.

Sabendo que a saudável partilha de experiências e conhecimentos poderá ser a melhor forma de levar a palavra a um público, cada vez mais vasto e interessado, as estórias contadas nas imagens de Gastão de Brito e Silva encerram memórias e desvendam valiosas lições que poderão contribuir para" Levantar de novo o esplendor de Portugal".

6 Maio a 17 Junho
Terça a sábado das 12h00 às 18h00 Ver Horário Fechar

​Encerrado aos Feriados

  • ​grátis para maiores de 65 anos
Centro Cultural Palácio do Egipto Ver Mapa e Contactos Fechar
38.691954, -9.311096

​Morada

Centro Cultural Palácio do Egipto (CCPE)
Rua Álvaro António dos Santos
2780-182 Oeiras

Contactos:

  • Telf: 214 408 391 (Gabinete Técnico);
  • Telf: 214 408 781 (Loja)
Publicado 25/05/2017 às 10:38
Ruin'Arte - "Num País à Beira Mar Abandonado"