Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
18 de setembro

MasterClasses COGITO: Ideias Que Transformam 'As Grandes Inquietações da Ciência'

A Câmara Municipal de Oeiras, numa parceria com o Taguspark, realiza o Festival Cogito, um evento dedicado à discussão e partilha de “ideias que transformam”. A iniciativa tem lugar no Grande Auditório do Centro de Congressos do Taguspark (Parque de Ciência e Tecnologia, em Oeiras).
 
A anteceder este evento, a Câmara Municipal de Oeiras promove em paralelo o ciclo de MasterClasses intitulado «As Grandes Inquietações da Ciência». A série de 10 MasterClasses decorrerá semanalmente, entre 18 de setembro e 20 de novembro (terças-feiras), no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras.
 
As MasterClasses COGITO partem de uma interrogação com o objetivo de promover o debate alargado sobre os principais desafios da ciência e tecnologia para o século XXI. Para além do universo da investigação, questionam-se os seus impactos e disseminam-se ideias que perspetivam mudar a vida quotidiana e melhorar o futuro próximo.
 
Pretende-se ampliar a divulgação científica, contribuir para estimular o pensamento crítico e desenvolver a construção de conhecimento em torno das grandes e complexas inquietações da ciência, numa abordagem sobre temas tão diversos, como são a Inteligência Artificial, a Neurociência, a Robótica, a Astronomia, Biomedicina, Genética, Imunologia Molecular, Ambiente, Energia e Engenharia Computacional.
 
Cada MasterClasses COGITO será conduzida por uma personalidade relevante na vida cultural e científica como Maria Carmo-Fonseca, Alexandre Quintanilha, António Câmara, Armando Vieira, Miguel Gonçalves, Moises Mallo, Manuel Collares Pereira, Adriano Henriques, Manuela Veloso e Elvira Fortunato. No papel de curador e moderador contamos com o jornalista, professor e empresário Rui Neto Pereira.
 
A MasterClass inaugural é no dia 18 de setembro, terça-feira, às 21h30, com Maria Carmo-Fonseca e apresenta a questão de partida sugestiva: «Será possível ser jovem para sempre?».

 

 masterclass-18set18.jpg


Maria do Carmo Fonseca é uma das mulheres cientistas portuguesas cujo trabalho notável tem sido fundamental para o progresso que a Ciência e a Tecnologia nacionais registaram nas últimas décadas. É igualmente uma das cientistas mais prestigiada e respeitada internacionalmente na sua área de investigação.

Depois do doutoramento em Biologia Celular, em 1988, rumou ao Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), em Heidelberg, na Alemanha, onde ficou três anos para o pós-doutoramento. Regressou a Portugal, em 1992, e criou o seu grupo de investigação na Faculdade de Medicina de Lisboa. Em 2001, contribuiu para a criação do Instituto de Medicina Molecular (IMM), da Universidade de Lisboa.

É atualmente Presidente do IMM – João Lobo Antunes e também Professora Catedrática na Faculdade de Medicina. Membro de várias sociedades científicas, de entre as quais se destaca, a Organização Europeia de Biologia Molecular (EMBO) e Academia de Ciências de Lisboa. O mérito dos seus trabalhos científicos tem sido reconhecido através da atribuição de vários, nomeadamente, o prémio de investigação Pfizer-Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (1981, 1989 e 2002), o prémio José Sala-Trepat Prize, Fondation de France (2002), o prémio Ibérico DuPont (2002) e o Prémio Gulbenkian Ciência (2007). Foi agraciada com a Ordem de Sant'iago de Espada Ilustre Carreira (2001), o Prémio Pessoa (2010), o Prémio Femina por mérito na Ciência (2011), a Medalha de Ouro do Ministério da Saúde (2012) e o Prémio D. Antónia Ferreira para mulheres empreendedoras (2013).

Entrada livre, sujeita à capacidade da sala.


 Consulte aqui o programa

cogito-18.jpg 

 

 

INFORMAÇÕES:

Palácio Marquês de Pombal

Tel: 214 406 337 maria.amandio@cm-oeiras.pt

 



Programa de Setembro


18 setembro | terça às 21h30 - Será possível ser jovem para sempre?

Maria Carmo-Fonseca

25 setembro | terça às 21h30 - Como irá a inovação afetar a sociedade e seres humanos?

Alexandre Quintanilha



 

18 de setembro
Entrada livre, sujeita à capacidade da sala Ver Detalhes Fechar
Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal Ver Mapa e Contactos Fechar
38.692976, -9.315334

​Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal
Largo Marquês Pombal 21, Oeiras

Publicado 10/09/2018 às 14:53
MasterClasses COGITO: Ideias Que Transformam 'As Grandes Inquietações da Ciência'