Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
20 de janeiro

Festas de Santo Amaro

Tradição Cabo-verdiana nas Festividades de Santo Amaro

 

 

bairro-pombal.png 


A IX edição das Festividades de Santo Amaro terá lugar no dia 20 de janeiro, a partir das 10:00, no Bairro do Pombal, em Oeiras. Celebradas nas comunidades dos bairros do Pombal e Bento de Jesus Caraça, estas festividades têm a sua génese nas tradições e costumes da comunidade cabo-verdiana.

Este evento de natureza religiosa, em honra de Santo Amaro, terá início, às 10:00, com uma Missa Campal seguida, às 12:00, de Procissão e almoço comunitário, com pratos típicos de Cabo Verde.
Terminará com uma tarde cultural, com início às 15:00, com a participação de diversos artistas locais.

 
As Festividades de Santo Amaro são organizadas pela Pombal XXI – Associação dos Moradores e contam com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, da União das Freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias e da Embaixada de Cabo Verde.

Santo Amaro é o Santo Padroeiro do município de Tarrafal na ilha de Santiago, sendo as honras em sua homenagem celebradas a 15 de Janeiro.

Veio-se juntar a uma série de outros festejos religiosos que há muito perduram no seio da comunidade Cabo-verdiana residente no concelho de Oeiras, anteriores ao processo de realojamento. São disso exemplo as festividades de Santa Catarina na Portela de Carnaxide (anteriormente celebrada no Bairro do Alto de Santa Catarina) e a festividade em honra da Nossa Senhora da Paz em Talaíde, Porto Salvo, (anteriormente celebrada no bairro da Pedreira dos Húngaros). No concelho de Oeiras comemora-se ainda a festividade em honra da Sagrada Família no bairro de Laveiras, em Caxias.

 

 

20 de janeiro
A partir das 10h00 Ver Horário Fechar
Bairro do Pombal - Oeiras Ver Mapa e Contactos Fechar
38.698385, -9.309943
Publicado 16/01/2019 às 14:26
Festas de Santo Amaro