Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
22 junho

Conversas na Aldeia Global

 

Na próxima sessão do ciclo “Conversas na Aldeia Global” o tema será “Uma Nova Época Para as Relações Internacionais”, com Francisco Seixas da Costa. O encontro está marcado para o dia 22 de junho, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A moderação é de Vasco Trigo. A entrada é livre.

O projeto Conversas na Aldeia Global, este ano é dedicado ao tema "Futuro Sustentável" e inspirado na Agenda 2030 de desenvolvimento sustentável para transformar o nosso mundo e nos 17 objetivos globais para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Francisco Seixas da Costa, sob o mote "Uma Nova Época Para as Relações Internacionais?", procura refletir sobre as principais metamorfoses do mundo e a evolução de fatores estruturais que determinarão os fenómenos de cooperação, de concorrência e de conflitos das próximas décadas.

Quais as principais evoluções geopolíticas nos próximos anos? A competição internacional pelo acesso aos mercados e aos recursos pressionará todas as economias e sociedades? Como vai ser o relacionamento entre Washington e Moscovo? Em 2030… vão surgir novos confrontos entre grandes potências? A China será a primeira potência mundial? Ter-se-á resolvido o conflito israelo-palestiniano?

Francisco Seixas da Costa tem uma vasta experiência na representação de Portugal pelo mundo. Licenciado em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade Técnica de Lisboa, foi diplomata entre 1975 e 2013, tendo estado colocado em Oslo (1979-1982), Luanda (1982-1986) e Londres (1990-1994), para além de ter exercido cargos dirigentes no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Entre 1995 e 2001, foi Secretário de Estado dos Assuntos Europeus.

A partir de 2001, foi, sucessivamente, embaixador português junto das Nações Unidas, em Nova Iorque, junto da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, em Viena, no Brasil, em França e, cumulativamente, junto da UNESCO. Foi presidente do Conselho Geral da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. É consultor da Faculdade de Economia, da Universidade de Coimbra, e da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa. Foi Diretor Executivo do Centro Norte-Sul, do Conselho da Europa. Desde 2013, preside ao Conselho Consultivo internacional da Fundação Calouste Gulbenkian, integra o Conselho Estratégico da empresa Mota-Engil e é administrador independente da empresa Jerónimo Martins. Desde 2014, é docente da Universidade Autónoma e administrador independente da empresa Mota-Engil Africa. Desde 2016, é administrador independente da empresa EDP Renováveis. É colunista e colaborador de diversas publicações e autor e co-autor de várias obras sobre questões internacionais e de segurança. A moderação é de Vasco Trigo.
Contamos consigo!


Moderador: Vasco Trigo

 

aldeia_global.jpg 

  • Formação - De 1 a 6 de julho - Inscrições a partir de 11 de junho
  • Entre as 19h30 e as 22h30
  • Curso de Verão - “Escrita Criativa: uma ponte. Da escrita pessoal à escrita para comunicar.”
    De 1 a 6 de julho, realiza-se na Galeria do Palácio Ribamar um curso de verão sob o tema ‘Escrita Criativa. Uma ponte entre eu e os outros. Da escrita pessoal à escrita para comunicar.
    Gratuito
  • 27 de junho
  • Às 21h30
  • Café com Letras convida Manuel Vilas
    Este projeto municipal pretende ser um ponto de encontro entre autores consagrados de língua portuguesa e estrangeira e o seu público.
    Gratuito
  • 10 de maio
  • Às 21h30
  • Serão de Contos com Virginia Imaz
    No dia 10 de maio, Virginia Imaz marcará presença na Biblioteca Municipal de Oeiras para um serão de contos.
    Gratuito
  • 7, 14 e 21 de maio
  • Às 18h30
  • Recital de Poesia com José Fanha
    O Recital de Poesia conta com a participação de José Fanha e decorre nos dias 7, 14 e 21 de maio.
    Gratuito
  • 9 de maio
  • Nós Leitores - Cancelado
    No projeto Nós, Leitores são convidadas personalidades reconhecidas da sociedade portuguesa que se destaquem na sua atividade profissional/artística como por exemplo músicos, arquitetos, políticos, atores, desportistas, etc.
    Gratuito
    22 junho

    ​Para jovens e adultos.

    Entrada livre Ver Detalhes Fechar
    Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras Ver Mapa e Contactos Fechar
    38.691777, -9.303929

    ​Av. Dr. Francisco de Sá Carneiro  17,
    2780-241 Oeiras 

    INFORMAÇÕES
    Biblioteca Municipal de Oeiras  | Tel. 214 406 337 | maria.amandio@cm-oeiras.pt

    Mais informações:
    Blog: http://oeiras-a-ler.blogspot.com

    Publicado 27/05/2017 às 15:30
    Conversas na Aldeia Global