Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 06/04/2018 às 12:01

Oeiras representado no Portugal Smart Cities Summit

Dar a conhecer as soluções que fazem do Município de Oeiras um exemplo nacional de boas práticas no contexto das cidades inteligentes foi o principal objetivo da presença de Oeiras no evento realizado entre os dias 11 e 13 de abril no Centro de Congressos de Lisboa. O presidente da Câmara, Isaltino Morais, marcou presença na abertura da cimeira.

Exemplar no contexto socioeconómico nacional, Oeiras pensa agora o território como um todo e o seu funcionamento como uma cidade integrada e conectada capaz de garantir o enquadramento das infraestruturas e equipamentos necessários à concretização das estratégias de desenvolvimento concelhio num contexto metropolitano, em que através do desenho e composição do tecido urbano se concretize a cidade. No contexto atual de gestão territorial parece inevitável que o paradigma do desenvolvimento regional e local deva ser marcado por uma nova abordagem que permita enfrentar os novos desafios que às cidades se colocam, e que integre uma linha orientadora prioritária: o desenvolvimento sustentável e inteligente do território.

A abordagem tem necessariamente de passar pela melhor utilização das ferramentas e tecnologia que hoje temos à nossa disposição e mais importante, ser um motor da felicidade na vida das pessoas que habitam, trabalham e visitam as cidades.

E porque em Oeiras a inovação faz parte do ADN, a autarquia tem já iniciativas em curso que têm como principal objetivo melhorar a vida dos seus munícipes e melhorar a vida no seu território, dando relevo à participação pública através das novas plataformas colaborativas; apostando numa governação inteligente que redefine o uso dos espaços urbanos de forma a torná‐los aptos a dar uma resposta eficaz aos desafios gerados pelas diferentes gerações; uma economia inteligente que aposta na criação de valor através da utilização dos dados abertos; uma mobilidade inteligente que assegura a disponibilidade de infraestruturas tecnológicas e sistemas de transportes sustentáveis interconectados, inovadores e seguros; um ambiente inteligente que destaca a proteção ambiental, a preservação de condições naturais de atratividade, os espaços verdes, e a gestão eficiente de recursos e um modo de vida inteligente que baseia‐se na ligação entre as tecnologias de informação e comunicação e a qualidade de vida no geral, abrangendo a cultura, saúde, segurança pública, consumo, habitação, educação, turismo e coesão social.

Efetivamente, consciente de todos os desafios e dos benefícios estimados, Oeiras está empenhada na definição de uma estratégia, na implementação de uma Cidadania Inteligente e de uma Cidade Analítica, ou seja a capacidade analítica de recolher dados que nos permite olhar para o planeamento e para a gestão das cidades de uma forma completamente distinta do que era no passado. Hoje nós podemos tomar decisões em tempo real sobre a gestão da cidade, com os dados dos sensores e com os dados dos cidadãos, permitindo-nos ser mais inteligentes na forma como governamos a cidade e na forma como o cidadão vive na cidade.

O Portugal Smart Cities Summit, com a assinatura Green Business Week, é um evento que junta exposições, conferências e networking, em suma, a partilha de conhecimentos sobre todas as áreas da vida no território, sendo um potencial de oportunidades que envolvem o conceito emergente de “cidades inteligentes”.

A ONU estima que em 2050 cerca de 66% da população mundial viva nas áreas urbanas. Por isso, cada vez mais se fala em smart cities, um conceito que alia a inovação e o empreendedorismo ao desenvolvimento sustentável das cidades. Essa troca de experiências é o que se pretende com o Portugal Smart Cities Summit, cujo objetivo é juntar os municípios, as start-ups, o meio académico/científico e o meio empresarial.

Estarão presentes representantes dos municípios, entre expositores na feira, participantes nas conferências ou visitantes da mostra tecnológica. Este é um acontecimento ímpar em Portugal, com a apresentação de aproximadamente 200 projetos inovadores, dos quais 50 proveem de startups e a presença de representantes da Comissão Europeia.

A entrada é gratuita com inscrição obrigatória.

CM221737.JPG
 

  • 20 de novembro
  • Das 10h30 às 18h30
  • Cimeira Femina – Notáveis Mulheres
    Oeiras vai ser palco da Primeira Cimeira Femina – Notáveis Mulheres | 2019, que terá lugar no dia 20 de Novembro, entre as 10:30 e as 18:30, no auditório do Templo da Poesia, no Parque dos Poetas.
    Incrição prévia
  • 11 de novembro
  • 9H30 às 13H00
  • What´s Next 2020 - 2030 Global Trends 4 Business e os Negócios do Futuro
    Quais são as mudanças no mercado capazes de influenciar as empresas e os consumidores e como se manifestam? Fique a conhecer as Megatendências, as tendências comportamentais, de negócio e emergentes.
    Público em geral: 30 €
    Publicado 08/10/2019 às 11:44
    Fórum Municipal de Oeiras
    A concentração dos serviços e órgãos administrativos da Câmara Municipal de Oeiras num único edifício-sede constitui uma ambiçãojá antiga, agora mais perto de ser concretizada.
    Publicado 17/09/2019 às 17:33
    Município de Oeiras vai investir 1,8 milhões de euros por ano em Ciência
    O Município de Oeiras apresentou no dia 17 de setembro, a sua estratégia para a Ciência e Tecnologia, de 2020 a 2025.
  • 2 de julho
  • Às 9h30
  • Discoveries, Acceleration Program
    A edição de 2019 irá realizar-se em Oeiras, entre os dias 2 e 31 de julho no Palácio Flor da Murta.
    Gratuito, com inscrição prévia
    Oeiras representado no Portugal Smart Cities Summit