Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Portal Institucional - Back Office
agenda contactos
page background image
Publicado 13/07/2017 às 16:59

Sensibilização ambiental no Bairro dos Navegadores

Promovido pela Câmara Municipal de Oeiras desde o ano 2005, o projeto Bairro Limpo tem como objetivo ocupar os tempos livres de jovens e seniores em atividades de limpeza e manutenção de espaços públicos no seu bairro de residência.

 

Desenvolvido em três bairros municipais (Navegadores, Pombal e Outurela), este ano, no Bairro dos Navegadores, o projeto foi alargado a todas as faixas etárias – desde o jardim-de-infância à população sénior – da comunidade local (moradores, comércio, serviços, escolas e associações).

No âmbito deste projeto foram dinamizadas, durante o ano letivo de 2016/2017, 24 ações de sensibilização ambiental na escola EB Pedro Álvares Cabral, nas temáticas da separação de resíduos, utilização racional de energia, boas práticas com os animais de companhia em meio urbano e uso racional da água, envolvendo um total de cerca de 200 alunos, docentes, educadores de infância e assistentes operacionais.

As respostas a um questionário sobre boas práticas ambientais na escola permitiram concluir que a grande maioria dos docentes, educadores de infância e assistentes operacionais já faz a separação seletiva de resíduos, desliga as luzes ao sair da sala de aula e utiliza os equipamentos de climatização apenas quando necessário.

Paralelamente foi elaborada, para a EB Pedro Álvares Cabral e a creche Rainha D. Leonor uma etiqueta energética no âmbito da campanha europeia DISPLAY, disponibilizando informação sobre o desempenho energético e ambiental dos edifícios escolares, nomeadamente ao nível das emissões de CO2 e dos consumos de água e de energia.

No intuito de consciencializar os alunos para a limpeza, separação e deposição de resíduos nos equipamentos adequados e preservação do espaço público da escola, decorreu uma iniciativa que contou com a participação dos alunos do 4.º ano da EB Pedro Álvares Cabral.

As crianças realizaram a limpeza do recinto e arredores da escola, apanhando e varrendo o lixo que se encontrava no chão. No final da atividade contaram-se cinco sacos de 360 litros cheios de lixo. O lixo reciclável foi separado e depositado corretamente nos equipamentos de deposição de resíduos. A ação contou com o apoio da equipa de jovens participantes no projeto Bairro Limpo, além dos alunos e professores.

20170509_142704.jpg 

  • Data limite de inscrição - 31 de outubro
  • CineClube Oeiras – Mostra Concurso Escolar de Curtas-metragens 2019/20
    O Projeto CineClube Oeiras – Mostra Concurso Escolar de Curtas-metragens é um projeto de criação de filmes, que lança um desafio aos alunos do Ensino Secundário do Concelho de Oeiras.
    Publicado 16/10/2019 às 15:09
    Alunos de Oeiras vão aprender a fazer curtas-metragens
    O CineClube Oeiras é um projeto de criação de filmes da RUGAS Associação Cultural, com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras.
    Publicado 09/10/2019 às 16:01
    Oeiras investe cerca de 400 mil euros no projeto Mochila Leve
    O Mochila Leve é um dos novos projetos que foi lançado no ano letivo 2018/2019 e que este ano cresceu significativamente.
    Publicado 03/10/2019 às 15:37
    Inauguração da Escola Básica Narcisa Pereira
    A Escola Básica Narcisa Pereira, em Queijas, foi inaugurada, no dia 30 de setembro, após ter sido integralmente reabilitada.
  • 30 de setembro
  • A partir das 8h50
  • Inauguração da escola Narcisa Pereira em Queijas
    O Presidente do Município de Oeiras, Isaltino Morais, vai inaugurar a escola Narcisa Pereira, em Queijas, hoje, pelas 11h00.
    Sensibilização ambiental no Bairro dos Navegadores