Início » Notícias
Projeto Rotas - Sistema de mobilidade gratuito para séniores com mobilidade condicionada

Projeto ‘Rotas’ insere-se na campanha ‘Sempre ao seu lado’ e visa contribuir para a diminuição do isolamento social e possibilitar o acesso a serviços

A Câmara Municipal de Oeiras acaba de lançar o projeto ‘Rotas’, um serviço de transporte gratuito que permite o acesso dos munícipes – com mais de 55 anos e mobilidade condicionada – a equipamentos e serviços públicos essenciais.
Com o projeto ‘Rotas’ será possível a estes oeirenses deslocarem-se a Centros de Saúde e hospitais, bem como a espaços que promovam a integração social e a autonomia, como por exemplo a casa de um amigo ou um supermercado no território de Oeiras.
A criação deste sistema de mobilidade faz parte da campanha ‘Sempre ao seu lado’, integrada na política social da Câmara Municipal de Oeiras de apoio às populações mais frágeis e que visa combater o isolamento, satisfazer necessidades básicas e potenciar a participação na vida comunitária.

O Município de Oeiras tem vindo a desenvolver um conjunto de intervenções no setor social, no qual se incluem a construção de três novos Centros de Saúde (Carnaxide, Barcarena e Algés) e a concessão de duas unidades de cuidados continuados (Porto Salvo e Caxias).
Paralelamente, a autarquia reforçou o programa de comparticipação social de medicamentos e o Fundo de Emergência Social, criou a tarifa social da água para famílias carenciadas e numerosas, e desenvolveu o Fórum Oeiras Sénior para discussão e definição de políticas adequadas a idosos, entre outras iniciativas.

Nota: O ‘Rotas’ vai funcionar às segundas e sextas-feiras, entre as 8h e as 13h, e às quartas-feiras, das 14h às 19h, sendo que o pedido de marcação deve ser efetuado por telefone (214 408 300), entre as 9h e as 16h, com uma antecedência mínima de uma semana.

Ver todas as notícias deste tema