segunda-feira, 20 de Fevereiro

 
Início » Notícias
Oeiras requalifica cinco jardins municipais - Algés, Barcarena, Oeiras, Caxias e Paço de Arcos 

 

O Município de Oeiras está a levar a cabo um plano de requalificação de cinco jardins municipais (Algés, Barcarena, Oeiras, Caxias e Paço de Arcos). Esta intervenção, que consistirá num investimento global de cerca de 900 mil euros, inclui a remoção de árvores que se encontram em risco, sendo estas substituídas em número superior ao existente, a instalação de sistemas de rega automático bem como a implementação um Sistema de Gestão Inteligente que permita a Centralização Remota de toda a rede de rega numa plataforma WEB, a renovação das áreas verdes e a recuperação dos pavimentos e do mobiliário urbano. Serão também criadas mais áreas de lazer.

Este plano arrancou no Jardim Municipal de Algés, cuja requalificação teve início este mês (janeiro) e cuja conclusão está prevista para abril. Neste espaço verde está a ser feita uma intervenção ao nível do património arbório com a remoção de árvores em mau estado e plantação de novos exemplares. Ali, as zonas verdes terão novas plantações, de forma a uniformizar o espaço e a criar uma base de vegetação que será alvo de intervenções sazonais com a plantação de plantas anuais. Será também efetuada uma requalificação das zonas pavimentadas e elementos construídos, incluído reparação de mobiliário urbano e elementos de água. Está, ainda, programada a instalação de sistema de rega automático.

Em fevereiro, será a vez do Jardim Municipal de Oeiras, onde será feita a reformulação das zonas verdes e instalado um sistema de rega automático. Os pavimentos e elementos construídos serão alvo de intervenção com a reformulação do parque de merendas, vedações e sistemas elétricos. Está ainda programada a reformulação do espaço de jogo e recreio, por forma a criar um espaço inclusivo.

Em abril, terão início as requalificações dos jardins Conde Rio Maior, em Barcarena e de Paço de Arcos.

No jardim de Barcarena será feita uma intervenção ao nível dos elementos construídos com a criação de rampa de acesso na entrada, repavimentação dos caminhos existentes e construção de muros de contenção nas zonas verdes. Os espaços verdes serão renovados com a colocação de árvores de floração intensa, criação de zonas de clareira e canteiros arbustivos com muita floração procurando evidenciar as várias sensações provocadas pela vegetação.

Em Paço de Arcos efetuar-se-á a renovação do património arbóreo e uniformização das zonas verdes com a criação de maciços herbáceo-arbustivos nos limites do espaço de forma atenuar impacto da marginal. Está programada a instalação de sistema de rega automático e incluída a renovação dos pavimentos e elementos construídos, como mobiliário urbano, pombal e elemento de água.

O último jardim a ser intervencionado será o de Caxias, em setembro, onde serão realizadas novas plantações nas zonas de talude, feita a reformulação do parque de merendas e criada uma ligação pedonal entre o jardim e a Quinta Real de Caxias.

Veja mais aqui



Ver todas as notícias deste tema


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt