Início » Notícias
Ração gratuita para animais de Famílias carenciadas de Oeiras 

 

As famílias carenciadas do concelho com animais domésticos passam a receber ração gratuita

Apoio exclusivo para famílias com comprovada carência económica que têm animais a seu cargo

Começou no dia 7 de outubro a ser distribuída gratuitamente ração às famílias carenciadas residentes no concelho de Oeiras que têm a seu cargo animais domésticos. A oferta dos alimentos é da Animalife, utilizando para o efeito instalações cedidas pelo Município de Oeiras, nomeadamente o Centro de Apoio ao Animal, localizado no Jardim Municipal de Oeiras.

Em Oeiras há neste momento 32 famílias já devidamente assinaladas como sendo casos de comprovada carência económica que têm animais de companhia a seu cargo. Estes agregados familiares são os primeiros a usufruir deste apoio no concelho.

Para usufruir deste serviço as famílias têm de ser assinaladas pelo Município ou pela Animalife. Para obter este apoio os agregados familiares devem inscrever-se no site da Animalife, para uma posterior avaliação da sua situação económica e, se se verificar verdadeira carência, passar a usufruir desta ajuda.

Um dos seus principais objetivos deste projeto da Animalife (criado em 2012) é, segundo Rodrigo Livreiro, presidente da direção desta empresa, “ajudar as pessoas e famílias com graves dificuldades económicas que em situação de pobreza, que não têm meios para manter os seus animais”.

A parceria entre o Município de Oeiras e a Animalife foi estabelecida oficialmente através de um protocolo assinado no Dia do Animal, 4 de outubro, aquando da realização da Festa do Animal, que decorreu no Jardim Municipal de Oeiras.

Na cerimónia, o presidente Paulo Vistas, disse que “com este projeto além de se contribuir para apoiar uma necessidade básica destes animais, de alimentação, também se contribui para combater uma das causas principais abandono, já que muitas famílias se veem obrigadas a abdicar dos seus animais de companhia por fatores de carência económica”.

Este protocolo tem ainda como contrapartida por parte da Animalife a promoção das adoções de animais à guarda da CMO – Cães do CROAMO - Centro de Recolha Oficial de Animais do Município de Oeiras e Gatos das colónias de rua, Jardim Municipal e Centro de Apoio Animal através da divulgação das fotos e características dos animais no seu site.

Pretende-se também, através desde programa, sensibilizar os donos de animais de companhia, para as necessidades e responsabilidades inerentes à posse de um animal, nomeadamente, sobre a importância da esterilização como método de controlo reprodutivo e prevenção do aparecimento de doenças.



Ver todas as notícias deste tema


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt