Início » Notícias
Oeiras: plantação de árvores junto às linhas de água celebra o Outono

A convite da Câmara Municipal de Oeiras, a população escolar, empresas e munícipes do concelho comemoram o Outono através da plantação de 4 mil árvores e arbustos ao longo das linhas de água, as quais decorrem entre 16 de Outubro e 20 de Novembro. É deste modo que Oeiras, no âmbito do Plano Municipal de Arborização e dos Corredores Verdes, dá as boas-vindas à época das chuvas e do período próprio para a plantação.

A par do convívio proporcionado aos participantes, as acções são acompanhadas por técnicos que fornecem informações sobre a importância da vegetação, dos corredores verdes e da plantação em linhas de água.

Recorde-se que, a plantação de árvores e de arbustos nas linhas de água tem como efeitos directos para o território: a prevenção de cheias; a intervenção na Estrutura Verde do Concelho – corredores verdes; o controlo do escoamento; o aumento da biodiversidade; o usufruto por parte da população; e, a constituição de uma estrutura de mobilidade alternativa.

Desta forma, as linhas de água são assinaladas como linhas estruturantes da paisagem e que potenciam a Estrutura Verde Principal concelhia e, consequentemente, a Estrutura Ecológica Municipal, colocando os munícipes mais próximos do meio natural que os envolve.

A preocupação da Câmara Municipal de Oeiras prende-se com a auto-sustentabilidade do espaço, a recuperação das linhas de água, a mata ribeirinha, a fruição de fluxos e o enquadramento tanto de estruturas como da malha urbana consolidada adjacente.

- Os munícipes interessados em participar devem ligar para Telefone do Ambiente: 800 201 205.

Ver todas as notícias deste tema