sexta-feira, 19 de Setembro

Início » Notícias
Município de Benguela formaliza adesão à Rede AITECOEOIRAS-ÁFRICA

Oeiras recebe a visita do Administrador Municipal de Benguela, José Manuel Lucombo, que aqui se desloca para formalizar a adesão daquele município angolano à Rede AITECOEOIRAS-ÁFRICA. Esta Rede reúne os Municípios com que Oeiras mantêm acordos de geminação ou de cooperação, com o objectivo de partilhar experiências de desenvolvimento local de forma multilateral.
A assinatura do Protocolo tem lugar no dia 7 de Fevereiro, às 17H30, no Salão Nobre da antiga Fundição de Oeiras. A cerimónia conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais.

Relembre-se que esta Rede, que junta as várias experiências e sensibilidades dos respectivos membros, tem como objectivos gerais constituir um Fórum de diálogo, aprendizagem e troca de experiências empresariais nas áreas da Ciência e da Tecnologia, do Desenvolvimento Económico e Ambiental bem como a promoção recíproca das Regiões que a ela pertencem.

A Rede pretende promover o aprofundamento de dinâmicas de parceria e colaboração recíproca com instituições estratégicas das próprias Regiões e organismos nacionais e internacionais de ensino, de investigação e de apoio empresarial.

Encontrando-se os PALOP num processo de desenvolvimento do tecido empresarial, e considerando a necessidade das PME portuguesas se internacionalizarem, esta Rede pode constituir-se enquanto plataforma de internacionalização das PME nacionais.

Paralelamente, e porque neste Rede estão integrados em grande medida municípios que não a capital, ela facilita também a aproximação às autoridades do Estado de destino que não as centrais, originando o que podemos designar de uma diplomacia económica lusófona multidimensional.

O protocolo de adesão à Rede AITECOEOIRAS-ÁFRICA foi anteriormente assinado, em Julho de 2009, pelos municípios de Oeiras (Portugal), da Cidade de Inhambe (da República de Moçambique), do Sal, da Boavista, de Santa Catarina de Santiago, da Praia e de São Vicente (de Cabo-Verde) e pelo Governo Regional do Príncipe (Ilha do Príncipe).

Ver todas as notícias deste tema