O Javascript não está activo no browser. Saiba aqui o que é e como activá-lo.
quarta-feira, 23 de Maio
Clara Pinto Correia foi a convidada da sessão do 4ª ciclo das “Conversas na Aldeia Global” do dia 12 de Março, uma iniciativa da Câmara Municipal de Oeiras, que teve lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras.
Neste debate, moderado pelo jornalista Vasco Trigo, em que o tema central foi Abrindo o Caminho de Darwin: Do tempo bíblico ao tempo profundo, Clara Pinto Correia propôs-se dar a conhecer a Evolução antes de Darwin e as principais influências de vários outros investigadores seus precursores e contemporâneos. Do tempo bíblico ao tempo profundo, reportando aos importantes contributos com origem na Geologia, particularmente de teorias que estimavam que a Terra seria muito mais antiga do que até então se admitia, e da descrição de formas fósseis muito diferentes das espécies actuais. Novas teses que remetem para novas formas de interpretação da Bíblia e do seu relato da Criação.
Doutorada em Biologia do Desenvolvimento e com diversos artigos técnicos relevantes sobre o tema, Clara Pinto Correia prosseguiu uma carreira universitária e de investigação no domínio da Embriologia no Instituto Gulbenkian de Ciência e nos Estados Unidos da América (Buffalo e Universidade de Harvard). É actualmente Professora da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa.
O 4º Ciclo de “Conversas na Aldeia Global”, que decorre em pleno ano das celebrações de Galileu e Darwin, é dedicado à temática “Do Mundo Fechado ao Universo Infinito”, colocando enfoque especial nas revoluções, descobertas e invenções que ao longo dos últimos quatrocentos e sessenta anos mudaram o modo como vemos o Universo, o Mundo e o Homem.
Iniciados em 12 Fevereiro, data em que se comemora o nascimento de Darwin (12.Fev.1809), os debates deste 4º Ciclo remetem para questões científicas, filosóficas e teológicas, suscitadas quer no âmbito do duplo centenário de Darwin - nascimento em 1809 e publicação de “A Origem das Espécies” em 1859 -, quer no âmbito das comemorações do “Ano Internacional da Astronomia”.
© 2009 Município de Oeiras Todos os Direitos Reservados Optimizado para Internet Explorer 7.0 Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab Acessibilidade
Município de Oeiras Largo Marquês de Pombal 2784-501 Oeiras Telefone: 21 440 83 00 Fax: 21 440 87 12 municipio.oeiras@cm-oeiras.pt