terça-feira, 21 de Outubro

Centro de Congressos

Oeiras Valley Convention Center

Investimento de 30 milhões de euros no centro de congressos da Quinta da Fonte

Correspondendo a um investimento de 30 milhões de euros, a obra do Centro de Congressos, Feiras e Exposições da Quinta da Fonte tem conclusão prevista para 2011.

Foi implantada no passado dia 28 de Maio a primeira pedra do futuro Centro de Congressos, Feiras e Exposições da Quinta da Fonte, em Paço de Arcos.

A construção deste novo pólo de desenvolvimento empresarial vem preencher uma das maiores necessidades sentidas pelas muitas empresas presentes no concelho de Oeiras.

O futuro centro de congressos, que irá constituir uma real alternativa à oferta existente na Área Metropolitana de Lisboa, foi projectado pelo arquitecto Luís Neto, terá uma área de implantação de 12.000 m2 e uma área de intervenção de 21.000 m2.

Com três auditórios num total de 2020 lugares, mais seis salas de reuniões e quatro pequenos auditórios num total de mais de 216 lugares, o edifício terá ainda uma área de exposições de 8.000 m2 e cerca de 900 lugares de estacionamento, que contribuirão para minorar o problema de parqueamento do Parque Empresarial da Quinta da Fonte.

Numa lógica integrada com o novo sector do turismo de negócios, esta obra pretende melhorar o nível de atracção económica do município, proporcionando a Oeiras e às empresas aqui sedeadas uma nova dinâmica.

A gestão do centro de congressos vai ser assegurada pela AITECOEIRAS, ‘The Oeiras Valley Development Agency’, e a obra está a cargo da Oeirasexpo, SA (detida a 49% pela Câmara Municipal de Oeiras), sendo o consórcio responsável pela construção liderado pela Edivisa.

O presidente da direcção da AITECOEIRAS assinalou, a propósito, que este será o “melhor e mais moderno centro de congressos da Área Metropolitana de Lisboa”, permitindo a “realização de congressos nacionais e internacionais, até 3000 participantes, com todas as facilidades que se exigem a congressos de grande dimensão – sessões simultâneas, catering com eficiência e rapidez, feiras temáticas e mostras de produtos e serviços associadas ao respectivo congresso”.

Nas palavras de Luís Todo Bom, esta infra-estrutura constitui “uma âncora essencial para a consolidação do Projecto ‘Oeiras Valley’ – região integrada e sustentável de desenvolvimento económico, social, tecnológico e ambiental – que permitirá preparar o concelho de Oeiras para os desafios da competitividade territorial internacional dos próximos anos’.

“O Oeiras Valley Convention Center” competirá, na atracção dos grandes congressos internacionais, com todos os centros de congressos ibéricos, situando ‘Oeiras Valley’ nos roteiros internacionais do conhecimento e da inovação, contribuindo, deste modo, decisivamente, para a sofisticação internacional do universo empresarial de Oeiras”, disse, acrescentando que se trata de um “projecto de afirmação da capacidade dos portugueses para acreditarem e prepararem o futuro”.

Para o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, a construção do centro de congressos da Quinta da Fonte constitui mais um passo no sentido de posicionar o concelho, em termos de competitividade, na Área Metropolitana de Lisboa e no País.

Nesse sentido, Isaltino Morais aludiu ainda a outras infra-estruturas projectadas, como o Pavilhão Multiusos do Alto da Boa Viagem, mas também à requalificação e ampliação do parque escolar do concelho, no âmbito da qual arranca, já este ano, a construção de três novos complexos escolares, e à edificação de outros equipamentos, como unidades residenciais para idosos e centros de saúde.

“Este centro de congressos é uma peça deste puzzle”, disse.

O presidente da Câmara classificou o momento como “gratificante”, tanto para autarcas como para as empresas e instituições sediadas no concelho, referindo que o centro de congressos permite assegurar, no sector, capacidade de resposta também relativamente aos concelhos limítrofes.

“Trata-se de um equipamento necessário, fundamental mesmo, que irá contribuir para aumentar a competitividade do concelho e que será gerador de centenas de postos de trabalho, directos e indirectos”, sublinhou.

Ver todas as notícias deste tema