Início » Notícias
Oeiras atribui mais Bolsas a Jovens Cientistas 

 

A Câmara Municipal de Oeiras distinguiu este ano dois cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência com as ‘Bolsas de Instalação para Jovens Cientistas - Começar em Oeiras’.  Estas bolsas de 15,000 € cada, vão permitir a Patrícia Beldade e a Diogo Castro instalarem-se no concelho de Oeiras e iniciar aqui os seus grupos de investigação.
Ambos os premiados iniciaram os seus percursos académicos com o Programa de Doutoramento em Biologia e Medicina da Gulbenkian, a partir do qual realizaram percursos académicos de excelência em instituições internacionais.
Diogo Castro deixou Portugal em 1995 para realizar o seu doutoramento no prestigiado Instituto Karolinska, Suécia. Entretanto passou também por locais tão conceituados como o “Institute de Biologie Moleculaire et Cellulaire”, França, e mais recentemente pelo “National Institute for Medical Research”, Reino Unido. Diogo regressa agora a Oeiras para liderar o grupo de “Neurobiologia Molecular” onde vai estudar os mecanismos subjacentes à formação dos diferentes tipos de células do cérebro, um processo essencial para que esta estrutura desempenhe as suas diversas e complexas funções.
Patrícia Beldade realizou o seu doutoramento na Universidade de Leiden, Holanda tendo depois continuado com o seu percurso no Universidade de Califórnia, Estado Unidos da América. Posteriormente regressou a Leiden já como Professora assistente. O novo laboratório da Patrícia no IGC, “Variação: Desenvolvimento e Selecção”, irá trazer para o concelho de Oeiras uma nova área de investigação a “Evo – Devo”. A pesar de ser uma linha de investigação em expansão na comunidade científica internacional, está muito pouco representada em Portugal.  Esta disciplina, “Evo - Devo”, engloba as áreas de Evolução e Biologia do Desenvolvimento, com o objectivo de desvendar os mecanismos que geram diversidade nos seres vivos durante o seu desenvolvimento embrionário e que seleccionam as características (físicas, comportamentais e outras) que asseguram diversidade numa população e subsequente adaptação a novos ambientes.

Os dois cientistas consideram que “o apoio local da autarquia através destas bolsas, é fundamental para o início de projectos de investigação em Portugal, principalmente quando se está a regressar de longos períodos fora do País”.

O programa de ‘Bolsas Científicas de Oeiras - Professor Doutor António Xavier’, atribuídas anualmente pela Câmara Municipal de Oeiras com o objectivo de apoiar o desenvolvimento da investigação científica neste concelho, incluem as referidas ‘Bolsas de Instalação para Jovens Cientistas - Começar em Oeiras’ destinadas a investigadores principais que se vão instalar e criar um grupo de trabalho em instituições sediadas em Oeiras.

Refira-se que este Programa de Bolsas Científicas é designado de Professor Doutor António Xavier como forma de homenagear o cientista e grande promotor do desenvolvimento da investigação científica em Portugal, fundador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQB).

Com este programa o Município investiu, desde 2005, 300.000.00 € na formação e investigação científica no Concelho de Oeiras.

                                                                                             ###


INFORMAÇÃO SUPLMENTAR:
O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) é um dos principais institutos de investigação biomédica em Portugal. Foi fundado pela Fundação Calouste Gulbenkian com o objectivo de desenvolver investigação biomédica e ensino pós-graduado. O IGC funciona como instituição de acolhimento onde grupos de investigação internacionais desenvolvem os seus projectos autonomamente, usufruindo de instalações e serviços de excelência. O IGC desenvolve um programa ambicioso de ensino pós-graduado assim como um programa dedicado à comunicação de ciência e promoção da cultura científica. Mais informações em www.igc.gulbenkian.pt

PARA MAIS INFORMAÇÕES POR FAVOR CONTACTAR:
Sílvia Castro
Comunicação de Ciência e Relações Externas
Instituto Gulbenkian de Ciência
E-mail: sacastro@igc.gulbenkian.pt
Telf.: +351 214 464 537


 



Ver todas as notícias deste tema


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt