segunda-feira, 22 de Maio

 

Geminações 

 

O Município de Oeiras, ciente da importância do estabelecimento de relações mais profundas com os seus congéneres, tem vindo a desenvolver as suas relações intermunicipais, tanto no plano nacional como internacional. É nas geminações que Oeiras encontra o seu instrumento privilegiado de acção, sendo que o âmbito e o papel destas têm-se adaptado e desenvolvido em conformidade com os contextos históricos, culturais e económicos em que vivemos e sempre enquadrados no âmbito das políticas sociais e culturais da Autarquia. 

A capacidade de sustentação e durabilidade destes processos levaram a definir como regra que - independentemente de pontualmente Oeiras poder ser parceiro em projectos com várias Autarquias - as acções continuadas e garantidas por protocolos de geminação são firmadas com apenas um Município por País. 

A nossa experiência, em matéria de geminações, leva-nos a concluir que a participação dos Municípios nas relações internacionais e em acções de cooperação é cada vez mais significativa e com resultados importantes para as populações e para o desenvolvimento local.

As várias geminações de Oeiras encontram-se em diferentes fases de instrumentalização e desenvolvimento, tendo em consideração a data de início do processo e o contexto social e económico do país em que o Município parceiro se insere. 

O fruto destes anos de experiência leva-nos a concluir que existem benefícios para todos os parceiros envolvidos, que advêm não apenas da contabilização em termos materiais, mas do intercâmbio de experiências e conhecimentos, assim como do contacto humano inerentes a estas relações. Apesar de ser Política Geral da Autarquia a cooperação privilegiada com os Municípios geminados, o Município de Oeiras tem, no entanto, em situações pontuais, desenvolvido acções de cooperação com Municípios não geminados. 

Protocolo de cooperação entre a região administrativa especial de OÉ - Cusse Ambeno - Républica democrática de Timor Leste e o Municipio de Oeiras

Oeiras e o novo paradigma de desenvolvimento

As geminações para além de uma simples assinatura

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt