domingo, 26 de Março

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Sistema de Gestão da Qualidade 


Renovação e Extensão da Certificação do Sistema de Gestão da Qualidade do Município de Oeiras

Decorreu nos dias 28, 29, 30 de setembro e 01 de outubro de 2015 a Auditoria Externa ao Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) implementado no Município de Oeiras e da qual resultou a Renovação e Extensão do âmbito da Certificação já concedida, não tendo sido registadas na auditoria Não Conformidades.

A Auditoria, realizada pela APCER - Associação Portuguesa de Certificação, teve como âmbito da Renovação da Certificação:

• A Rede de Bibliotecas Municipais, através do Processo Rede Bibliotecas Municipais, da Divisão de Bibliotecas, Documentação e Informação;

• O Desporto, com o Processo Desporto da Divisão de Desporto;

• A Promoção, Reabilitação e Gestão do Parque Habitacional, referente aos Processos “Promoção e Reabilitação Habitacional” e “Gestão do Parque Habitacional” do Departamento de Habitação e de Reabilitação Urbana;

• A Gestão de Frota, a Promoção e Sensibilização Ambiental, os Espaços Verdes, a Higiene Urbana, os Mercados e Feiras e os Cemitérios, relativamente aos Processos “Gestão de Frota”, “Promoção e Sensibilização Ambiental”, “Espaços Verdes”, “Higiene Urbana”, “Gestão de Mercados e Feiras” e “Cemitérios”, do Departamento de Ambiente e Equipamento;

• O Apoio Administrativo, respeitante aos Processos Administrativos dos Departamentos de Habitação e de Reabilitação Urbana e de Ambiente e Equipamento;

• As Compras, de acordo com o Processo Gestão das Compras, da Divisão de Contratação Pública;

• A Gestão de Recursos Humanos, relativa ao Processo Gestão de Recursos Humanos, da Divisão de Recursos Humanos;

• As Tecnologias e Sistemas de Informação, com o Processo Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação, da Divisão de Tecnologias e Sistemas de Informação/Unidade de Infraestruturas e Administração de Sistemas;

• A Gestão e a Medição e Melhoria, respeitante aos Processos “Gestão” e “Medição e Melhoria”, coordenados pela Divisão de Gestão Organizacional/Núcleo de Gestão da Qualidade.

Esta Auditoria foi também de Extensão do âmbito da Certificação à Ação Social, Saúde e Juventude, com o Processo “Ação Social, Saúde e Juventude, da Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude.

Como pontos fortes do Sistema de Gestão da Qualidade, foram assinalados pela Equipa Auditora os seguintes aspetos:
• Capacidade e domínio técnico evidenciados;

• Organização e sistematização dos projetos e atividades;

• Tratamento e análise efetuado às reclamações;

• Compromisso e empenho dos responsáveis;

• Sistematização e organização de toda a informação e registos do sistema de gestão;

• Implementação do Modelo Integrado de Gestão que está plenamente operacional;

• Grau de satisfação dos Colaboradores expresso em resposta a Inquéritos;

• Desenvolvimento da Bolsa de Formadores Internos;

• Apoio a largos milhares de Munícipes nas várias vertentes das atividades desportivas;

• A aplicação informática “DCP Processos” de apoio à gestão de todos os processos de compras.

Neste sentido, e como conclusão da auditoria, a Equipa Auditora constatou que o Município de Oeiras continua a evidenciar um Sistema de Gestão documentado de modo a cumprir com os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2008, bem como com as orientações constantes na Política da Qualidade – Politica Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança – assegurando e promovendo a melhoria contínua do desempenho.

 
Visualizar:
• Política Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança
• Manual da Qualidade
• Manual de Gestão do Ambiente e Segurança


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