domingo, 28 de Maio

 
Atividade Municipal » Saúde » Saúde em Oeiras – o cidadão em primeiro lugar, sempre

Saúde em Oeiras – o cidadão em primeiro lugar, sempre 


A Saúde é causa e consequência do processo de desenvolvimento e o objetivo de construção de uma sociedade saudável deverá ser um dos pilares nas opções e nas realizações relacionadas com o bem-estar, a coesão social, com o desenvolvimento das pessoas e das comunidades. A Saúde é, não temos dúvidas, o maior recurso para o desenvolvimento pessoal, social e económico, pois ele é o pilar da VIDA.

Nas sociedades de hoje, o estado da Saúde é cada vez mais o espelho das opções tomadas por quem governa as nações, os territórios e as comunidades, obrigando, em qualquer dos caso, a considerar o cidadão como o elemento central dessas decisões.

Oeiras é um concelho onde o dinamismo e a inovação no desenvolvimento passaram a fazer parte da identidade local. A visão que hoje se tem deste concelho transmite sentido de modernidade, de qualidade, de diferença e de capacidade de acolher o futuro.

A perspetiva de desenvolvimento sustentável que temos imprimido para o concelho identifica-se com a visão holística da Saúde e com a filosofia das Cidades Saudáveis definidas e promovidas pela Organização Mundial de Saúde. Os projetos que lhe dão corpo desempenham um papel único nos municípios, estimulando a inovação e a mudança na política local de saúde, explorando formas eficazes de traduzir, na prática e em meio urbano, os princípios e metas da Estratégia Europeia de Saúde Para Todos. O Município de Oeiras partilha estes pressupostos com outros municípios nacionais desde 1997, ano em que foi constituída a Associação de Municípios Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis (RPCS), sob a visão de que a promoção da saúde se rege por princípios de cooperação intersectorial, solidariedade, equidade e sustentabilidade. Esta Associação assume-se, fundamentalmente, como um grande fórum de partilha e de discussão de questões com impacto na saúde e na qualidade de vida das pessoas, impelindo os municípios a procurarem, em conjunto, respostas para problemas comuns.

A filosofia inerente às Cidades Saudáveis tem tradução no trabalho que desenvolvemos no dia-a-dia com os diversos parceiros locais, juntando recursos e competências na atenção a diferentes necessidades e na procura das melhores e mais adequadas respostas aos cidadãos deste concelho.

O reconhecimento da importância do trabalho em parceria e a necessidade de auscultar os agentes intervenientes na área da Saúde, levaram a Câmara Municipal de Oeiras a constituir a Comissão Municipal de Saúde, um órgão de cariz consultivo, formado por representantes de Organismos e Associações Locais que, direta ou indiretamente, participam na promoção da Saúde no concelho. Desde 1989, a Comissão tem como objetivo contribuir para a definição de uma Política de Saúde Municipal, fomentando o debate e a avaliação na área da Saúde.

Encontra-se nesta linha, também, o trabalho que a Câmara Municipal de Oeiras tem vindo a desenvolver, juntamente com os parceiros locais, no sentido de proporcionar as melhores condições de funcionamento das entidades prestadoras de cuidados de saúde. O apoio na construção, aquisição ou manutenção de equipamentos e o apoio ao desenvolvimento de atividades e projetos, têm sido uma prioridade da Autarquia, comprovada através das novas instalações que, entre 2016 e 2017, estarão disponíveis para prestar melhores cuidados à população. As novas Unidades de Saúde em Algés, Barcarena e Carnaxide, representam um investimento financeiro municipal na ordem dos 5 milhões de euros, contando, também, com a comparticipação da ARSLVT em cerca de 2,5 milhões para a sua construção. 

A promoção da saúde, enquanto processo que permite aos indivíduos aumentarem o controlo sobre a sua saúde e optarem por comportamentos saudáveis, apresenta-se como um investimento que exige o desenvolvimento de condições facilitadoras da saúde física, mental e social. Por isso, é necessário incrementar medidas que envolvam os indivíduos e os responsabilizem pela adoção de estilos de vida saudáveis, recorrendo ao apoio e suporte dos profissionais, dos parceiros sociais e dos decisores políticos. Nessa linha, e para além dos apoios técnicos, logísticos e financeiros a entidades externas, a Câmara Municipal de Oeiras aposta no eixo da promoção de estilos de vida saudáveis, fundamental para o desenvolvimento da qualidade de vida da população, através de Programas de Educação para a Saúde e Prevenção de Comportamentos de Risco dirigidos à população mais jovem, de diversos programas e ações da promoção da atividade física, de que são exemplo o Programa Mexa-se+, a Atividade Física para Seniores e a Academia da Mobilidade, este último em parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde de Oeiras.

Hoje deparamo-nos com um estudo que mostra a ‘saúde’ dos concelhos de Portugal, a nossa atuação ao longo dos anos não é alheia ao facto de estarmos quase no topo máximo da tabela (ver link no fim do artigo). Assumimos, de facto, a promoção da saúde como área estratégica para o desenvolvimento social local e como um dos elementos principais na promoção da qualidade de vida e na construção de comunidades mais felizes. Esta é a nossa aposta, e contamos com todos vós para a tornar uma realidade. Porque para nós o Individuo está sempre em primeiro lugar.

http://saudemunicipio.uc.pt/

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt