domingo, 28 de Maio

 
Atividade Municipal » Juventude » Rede Juventude » Aconteceu em 2013

Aconteceu em 2013 

 

Intercâmbio Palma de Maiorca

                

O intercâmbio juvenil realizou-se entre os dias 14 e 22 de Setembro de 2013, em Palma de Maiorca, nas Ilhas Baleares (Espanha, país que acolheu este intercâmbio – projeto financiado pelo Programa Juventude em Ação da Comissão Europeia) e o tema foi “En Red Con La Cultura - Em Rede com a Cultura”, tendo como objetivo a comunicação e partilha de experiências entre todos os jovens que nele participaram.

No intercâmbio participaram 7 países (Espanha, Portugal, Itália, Áustria, Alemanha, Suécia e Dinamarca), num total de 24 jovens e 9 monitores. No caso de Portugal/Oeiras participaram 4 jovens utilizadores da Rede Juventude, com idades entre os 18 e os 21 anos.

Os locais de interesse que os jovens tiveram a oportunidade de passear/visitar foram: Maiorca, Alcúdia, Calobra, Serra de Tramuntana (Património Mundial UNESCO) e Valledemossa, entre outros.

Os jovens tiveram de organizar uma noite intercultural com os costumes de cada país visitante e do país de acolhimento, bem como partilhar experiências juvenis vividas em cada país. Ao longo da estadia, realizaram-se jogos sem fronteiras, jogos tradicionais, deram-se palestras e a possibilidade de participar num festival de tradições seculares, realizado em Valledemossa (festival que celebra o Deus Vinho, com batalha de uvas).

No final do intercâmbio foi dado a todos os jovens um diploma de participação (Youth Pass), que creditam os conhecimentos adquiridos, através da aprendizagem não formal.

Esta experiência revelou-se bastante positiva, pois ainda hoje os jovens comunicam entre eles através de um grupo criado pelos monitores no Facebook, permitindo assim a ligação contínua entre os jovens dos diversos países, demonstrando assim que, mesmo à distância, os jovens continuam em rede com a cultura de cada país e com a cultura de cada um individualmente.


" Viagem a Vinhais – 24 a 29 Junho de 2013"


A Câmara Municipal de Oeiras organizou uma ida a Vinhais, entre 24 (2ª feira) e 29 de Junho (sábado) de 2013. O promotor deste programa de atividades foi a Câmara Municipal de Vinhais e veio na sequência da organização, por parte da CM Oeiras, em 2010, de um programa de atividades para 20 crianças/jovens de Vinhais.

O programa de atividades foi bastante diversificado com visitas e atividades no Parque Natural de Montesinho, Parque biológico de Vinhais, Centro de Interpretação do parque Natural de Montesinho, Ecomuseu de Vinhais, Complexo Desportivo, Associação Montes de Vinhais, etc.

A estadia e alimentação foram asseguradas também pela autarquia de Vinhais; a CMO assegurou o transporte de ida e regresso até Vinhais e o seguro dos participantes. Ficaram alojados no parque biológico - Hospedaria do Parque em Rio de Fornos, numa aldeia situada a aproximadamente 0,5 km de Vinhais – Rio de Fornos.

Nesta atividade participaram 18 pessoas, entre jovens do concelho, com idades entre os 10 e os 15 anos e monitores.
Os objetivos desta visita foram:
- Proporcionar aos jovens participantes momentos de aprendizagem, permitindo-lhes a aquisição de novas competências, importantes para a construção dos seus projetos de vida futuros;
- Ocupação dos tempos livres dos jovens e que os jovens tenham contacto com realidades distintas daquelas que conhecem diariamente.

Diário de bordo



“Verão: como evitar os perigos da exposição solar?”


No âmbito do Programa Oeiras Solidária, a empresa Astellas Farma encontra-se a promover a realização de ações de sensibilização, na Rede de Juventude.

Dia 18 de Julho, entre as 14h30 e as 16h30, terá lugar na sede da empresa em Porto Salvo, a ultima sessão subordinada à temática da proteção solar. A sessão, que se espera interativa, denomina-se “Verão: como evitar os perigos da exposição solar?”

Para mais informações/inscrições contactar para o número 210 999 094 ou email ejcarnaxide@cm-oeiras.pt



Atividades de Verão da Rede Juventude



O Núcleo da Juventude irá, mais uma vez, desenvolver um programa de atividades na pausa letiva do Verão entre 17 de Junho e 6 de Setembro de 2013 para os utilizadores dos Espaços Jovem do Concelho.
Se gostas de atividades desportivas, workshops e tertúlias, praia, piscina, visitas culturais, entre muitas outras…consulta o programa e inscreve-te!

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
CM Oeiras - Núcleo da Juventude e Espaços Jovem
tel. 214 467 570, nj@cm-oeiras.pt





Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância (abril)

A Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco (CNPCJR), a Associação de Mulheres Contra a Violência (AMCV) e a Câmara Municipal de Lisboa (CML) associam-se, desde 2008, para a organização de atividades no âmbito do Mês da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância em Abril, à semelhança do que acontece nos Estados Unidos da América há mais de 30 anos e, mais recentemente, em diversos países europeus, maioritariamente na Europa de Leste. No âmbito desta iniciativa foi lançado o desafio às CPCJ, na sua modalidade alargada, e através dos seus representantes da Educação e Professores Tutores, para que junto dos respetivos agrupamentos e dos 2º e 3º Ciclos dos concelhos de Lisboa e Vale do Tejo, promovessem e dinamizassem esta ação, ou outras iniciativas que tivessem objetivos idênticos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define abusos ou maus-tratos às crianças como todas as formas de lesão física ou psicológica, abuso sexual, negligência ou tratamento negligente, exploração comercial ou outro tipo de exploração, resultando em danos atuais ou potenciais para a saúde da criança, sua sobrevivência, desenvolvimento ou dignidade num contexto de uma relação de responsabilidade, confiança ou poder. Estabelece, ainda, quatro tipos de maus-tratos: físico, emocional, sexual e negligência.

Pretendia-se, com estas iniciativa, consciencializar a comunidade para a importância da prevenção dos maus-tratos na infância; o fortalecimento das famílias, no sentido de uma parentalidade positiva e numa perspetiva de empowerment e o fortalecimento das próprias crianças.

No sentido de atingir os objetivos da iniciativa apresentada, foram desenvolvidas algumas atividades nos espaços jovem da Rede Juventude, contribuindo ainda mais para a prevenção, nomeadamente:

- Programa

- “Eu e os direitos”: todos os dias foi afixado um direito e colocado um cartaz/folha em branco para os jovens escreveram algo sobre esse direito.

- “Pesquisas internet”: os computadores foram utlizados para pesquisas na internet (orientadas pelo monitor) sobre a temática; depois cada jovem escreveu uma frase e afixou na parede sobre o que aprendeu com a sua pesquisa;

- “Sessão cinema e debate”: visionamento de filmes alusivos à temática e posterior debate (Má Educação, a Turma, Crianças Invisíveis);

- “Expressões”: através duma expressão (musical, vídeo, plástica, teatro, fotografia) foram elaborados trabalhos sobre o tema para depois ficarem expostos no espaço jovem.

- “Questionário dos direitos”: onde era perguntado aos jovens se os seus direitos estavam todos a ser respeitados .

Escola de Patins em linha

Centro de Juventude de Oeiras
Vem aprender a patinar de forma segura e com as técnicas adequadas com a Academia dos Patins!

Aos sábados
14h – 15h30: para jovens
15h30 – 17h: para adultos

Inscrições e informações:
Academia dos Patins
geral@academiadospatins.com


Aulas Patins Aulas Patins

Atividades da Páscoa



O Núcleo da Juventude desenvolveu, mais uma vez, um programa de atividades na pausa letiva da Páscoa entre os dias 18 e 28 de Março de 2013 para os utilizadores dos Espaços Jovem do Concelho (Rede Juventude).

Para mais informações:
CM Oeiras - Núcleo da Juventude – 21 446 75 70
nj@cm-oeiras.pt



Viagem ao Mundo da Droga


No âmbito do Programa Oeiras Solidária, a empresa Astellas Farma promoveu a realização de ações de sensibilização, na Rede de Juventude.

Teve lugar no dia 1 de Abril no Espaço Jovem de Carnaxide, a sessão subordinada à temática da Prevenção do consumo de drogas - denominada “Viagem ao mundo da droga…" .

Para mais informações/inscrições contactar para o número 210 999 094 ou email ejcarnaxide@cm-oeiras.pt.

Workshop Alimentação Saudável

No âmbito do Programa Oeiras Solidária, a empresa Astellas Farma promoveu a realização de ações de sensibilização, na Rede de Juventude. Realizou-se no dia 13 de Fevereiro, pelas 15h, no Espaço Jovem de Carnaxide, a sessão subordinada à temática da Alimentação. A sessão, que foi bastante interativa, teve até direito a lanche… saudável, claro! Irão realizar-se ainda mais 2 acções no mesmo espaço jovem. Mais informações brevemente.



Atividades de Natal da Rede Juventude

 

 






(Clique aqui para ampliar)

O Núcleo da Juventude irá, mais uma vez, desenvolver um programa de atividades na pausa letiva do Natal entre 16 e 30 de Dezembro de 2013 para os utilizadores dos Espaços Jovem do Concelho.
Se gostas de atividades desportivas, workshops e tertúlias, entre muitas outras…consulta o programa e inscreve-te!

Informamos que as atividades agendadas para dia 17 de dezembro de manhã foram canceladas.


INFORMAÇÕES
CM Oeiras - Núcleo da Juventude e Espaços Jovem
tel. 214 467 570
nj@cm-oeiras.pt




Espaço Lúdico pedagógico

Para proporcionar aos jovens a possibilidade de criar, manifestar e desenvolver as suas potencialidades, adquirindo métodos de estudo e de trabalho, contribuindo assim para o seu desenvolvimento integral, autonomia e responsabilidade.

Atividades:
- Estudo livre e estudo acompanhado por voluntários (fazer os trabalhos de casa, organizar o caderno diário, esclarecimento de duvidas, preparação para os testes, etc.);
- Lúdica (fichas com passatempos, jogos didáticos com o objetivos de trabalhar o raciocínio, a memória);
- Leitura (através do projeto “A Biblioteca está a passar por aqui!”);
- Métodos de estudo (disponibilização de materiais de técnicas de apoio ao estudo).

Local: Centro de Juventude de Oeiras
Horário: Aberto todos os dias entre as 10h e as 18h (horário livre). De acordo com as disponibilidades dos voluntários existirá apoio ao estudo/estudo acompanhado em horários a definir.

Para mais Informações:
CM Oeiras - Núcleo da Juventude – 21 446 75 70, nj@cm-oeiras.pt 


 

Tertúlias

Tertúlias

Estes temas dizem-te alguma coisa? Vem escolher o que mais te interessa no teu Espaço Jovem!

Para mais informações:
Centro de Juventude de Oeiras – 21 446 75 70
nj@cm-oeiras.pt

 



Netsenior

NetSenior
(clique para ampliar)

No âmbito do Ano Europeu para do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade Intergeracional (2012), a Autarquia desenvolveu ações de competências informais em internet para seniores nos espaços jovem da Rede Juventude (Algés, Oeiras e Carnaxide), Centro de Juventude de Oeiras e no CCAL – Centro Comunitário Alto da Loba. As mesmas irão continuar no ano de 2013 dado o interesse demonstrado por todos.

Horário/duração: as ações decorrerão durante 8 sessões, cada uma com cerca de 2 horas, uma ou duas vezes por semana; os horários em concreto serão acertados com os seniores após as inscrições.

Critérios de participação: ter mais de 60 anos, ser residente no Concelho e saber ler e escrever.

Inscrições: As inscrições serão presenciais nos locais onde ocorrerão as ações de formação  (ver ficha de inscrição em anexo) ou nas instalações da  DASSJ-Divisão de Ação Social, Saúde e Juventude, no Palácio do Marquês, Largo do Marquês de Pombal (frente ao edifício principal da Câmara Municipal).

Informa-se ainda que  será aberta uma turma quando houver um número mínimo de inscrições, e que as turmas serão constituídas por 6/7 alunos (de acordo com o nº de computadores existentes em cada um dos espaços).

Ficha de inscrição nas Atividades


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt