sábado, 27 de Maio

 
Atividade Municipal » Juventude » Educação/Formação

Educação/Formação 

 
A educação e a formação são privilégios de que todos os jovens devem poder usufruir. Estas aprendizagens ao longo da vida e, em especial, na infância e juventude irão permitir o desenvolvimento da tua personalidade, dos teus dons e aptidões mentais e físicos, conferir-te o respeito pelos direitos do homem e pelos valores culturais, por forma a preparar-te para assumir a responsabilidade da vida adulta. Estamos sempre a aprender! Todas as experiências que vamos tendo ao longo da vida nos vão enriquecer, seja de uma forma mais formal, não formal ou até mesmo informal.


EDUCAÇÃO

DO QUE SE TRATA?

Declaração Universal dos Direitos do Homem

Artigo 26.º
“1. Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional deve ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito.
2. A educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz.
3. Aos pais pertence a prioridade do direito de escolher o género de educação a dar aos filhos”


Nesta página poderás encontrar informação mais aprofundada sobre projetos nesta área e links que te poderão dar informações mais pormenorizadas sobre assuntos ligados à Educação: Bolsas de Estudo, Ação Social Escolar, projetos educativos, estudar no estrangeiro, entre outros. Consulta-os!



 

     

"Tour Agarra a Vida" 

O projecto “Tour Agarra a Vida” consiste num programa promovido pela Associação Juvenil Academia dos Patins e patrocinado localmente pela Câmara Municipal de Oeiras. Tem como objectivo geral a implementação de vida saudável através da prática de modalidades desportivas,  recorrendo a demonstrações lúdico-desportivas de modalidades radicais para captar o interesse dos jovens. 

Paralelamente às demonstrações de desportos radicais (BMX, skate e patins em linha), o “Tour” contempla a realização de um concurso de frases de combate à toxicodependência, aberto a toda a comunidade escolar, no âmbito do qual se atribuem prémios para os mais criativos. Estas actividades de exterior (10h-12h) são complementadas, seguidamente, por uma abordagem educativa e reflectiva, em contexto de sala de aula (12h-13h15), orientada por um técnico com formação e experiência profissional na prevenção das toxicodependências e dirigida a um máximo de 60 alunos.


                                           


    
O projecto é implementado nas escolas do Concelho de Oeiras, alternando, anualmente, entre as Escolas Secundárias e as EB2, 3, permitindo abranger um maior número de jovens e viabilizar a disseminação dos respectivos conteúdos em diferentes faixas etárias.

Portal da Educação da CM Oeiras

Informações sobre escolas existentes, bolsas de estudo, projectos existentes nas escolas, etc.

Estudar no Estrangeiro

Cada vez mais jovens aproveitam a oportunidade de estudar noutro país europeu para poder adquirir outras competências, conhecer outras culturas e fazer novos amigos. Se pretendes saber mais sobre as oportunidades de estudar na Europa aconselhamos-te a consultar o Portal Europeu da Juventude.

Portal Europeu da Juventude

Eurocid - (bolsas e estágios)

Portal da Juventude

FORMAÇÃO

DO QUE SE TRATA?

Ao longo do ano o Núcleo da Juventude vai desenvolvendo acções de formação em diversas áreas para os jovens munícipes. A melhoria dos teus níveis de conhecimento será sempre uma mais-valia no mercado de trabalho e contribui para o teu desenvolvimento pessoal e profissional. Estas ações irão permitir-te o desenvolvimento de competências em áreas tão distintas como a saúde, a comunicação, audiovisuais e/ou contabilidade.
Se tens interesse em alguma área específica, não hesites em dizer-nos para que possamos tentar o desenvolvimento dessa formação. Queremos estar perto das tuas necessidades formativas!

ACÇÕES DE FORMAÇÃO FUTURAS

Curso monitores campos de férias

Objetivo: O programa de formação foi concebido para oferecer e proporcionar aos participantes a oportunidade de refletir sobre a organização, gestão e dinamização de atividades de animação de tempos livres com crianças e jovens. Baseada em contextos de educação não formal, a formação foi desenhada, numa perspetiva de aprendizagem mútua e vivencial, onde os formandos terão oportunidade de experienciar, vivenciar e refletir diferentes questões relacionadas com a animação de atividades de tempos livres e campos de férias.

Como objetivos temos:
1) Formar animadores capazes de elaborar, executar e avaliar Projetos de Animação com Crianças e jovens;
2) Dotar os formandos de alguns instrumentos técnicos e de conhecimentos de base, necessários ao seu desempenho como animadores;
3) Formar animadores de Atividades de Tempos Lives capazes de:
a)Responder às necessidades das crianças e jovens;
b)Trabalhar de forma autónoma e em grupo;
c)Respeitar a integridade física e moral dos outros e as regras coletivas definidas;
d)Tomar uma posição e argumentar as suas escolhas pedagógicas;
e)Procurar uma coerência entre os seus atos e as suas palavras;
f)Exprimir as suas ideias e partilhá-las com os outros a fim de obter decisões concretas;
g)Dar sentido e uma finalidade às suas ações;
h)Tomar iniciativas e participar ativamente na vida do grupo, construir, facilitar e integrar.

Destinatários: O curso destina-se a jovens munícipes (16 – 35 anos) ou membros de associações juvenis do concelho. Serão aceites outras inscrições que apenas serão consideradas, caso o limite de formados não esteja completo com os destinatários prioritários do curso

Carga horária: 80 horas

Avaliação: os formandos serão avaliados através de um teste oral, um teste escrito e ainda uma apresentação de um projeto final.

Entidade formadora: UPAJE - Formação

Datas e horários: entre 12 setembro e 20 outubro de 2016, pós-laboral entre as 18h e as 22h (dias:12, 14, 15, 21, 22, 29 de setembro e 3, 4, 6, 11, 13, 18, 20 de outubro ) e um fim de semana intensivo a 14,15 e 16 outubro em Vila Nova do Ceira. 
 
Local: Centro de Juventude de Oeiras. O fim de semana intensivo será realizado em Vila Nova do Ceira.
Inscrição – preencher a Ficha de Inscrição e devolver por email para nj@cm-oeiras.pt
 ou entregar pessoalmente no Centro da Juventude de Oeiras (na receção do Centro poderá ser entregue entre as 9h e as 20h), junto com os documentos de identificação solicitados (caso tenha cartão de cidadão, deverá também enviar/entregar um comprovativo de morada em nome do inscrito, ou seja, algum documento onde conste o nome da pessoa inscrita e morada, por exemplo: carta de condução, carta do banco, dos códigos do cartão do cidadão, etc.). No caso de menores, deverão preencher, ainda, uma autorização para que o jovem inscrito possa deslocar-se a Vila Nova do Ceira.
Valor da Inscrição: O curso terá um valor de inscrição de 30 Euros. Caso seja portador do Cartão Jovem Municipal de Oeiras o valor é de 15 Euros.
Limite de inscrições: 20 Formandos

Para mais informações, contactar o Núcleo da Juventude:
Telefone: 21 446 75 70
E-mail: nj@cm-oeiras.pt

 
Já aconteceu em 2011
 | Já aconteceu em 2012 | Já aconteceu em 2013

Outras informações importantes sobre Educação e Formação

- http://www.juventude.gov.pt/EducacaoFormacao/Paginas/default.aspx
- https://www.bep.gov.pt/pages/Estagios/Default.aspx (estágios)
-
http://www.gave.min-edu.pt/
- http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt (ensino superior)
-
http://www.novasoportunidades.gov.pt/
- http://www.iefp.pt/formacao/Paginas/Home.aspx
- http://ec.europa.eu/youreurope/citizens/education/index_pt.htm?profile=0


 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt