sábado, 27 de Maio

 
Atividade Municipal » Habitação » "Habitar Oeiras"

Habitar Oeiras 



Habitar Oeiras   Habitar Oeiras

1º Município com plano integrado de habitação de 2ª geração

A Câmara Municipal de Oeiras elaborou e apresentou publicamente o Plano Estratégico "Habitar Oeiras", um plano integrado de habitação de 2ª geração, através do qual se dá a conhecer o investimento para os próximos dez anos, na ordem dos 150 milhões de euros na reabilitação e valorização da qualidade habitacional do concelho.

Através deste Plano Estratégico, que tem por conceito-base "Oeiras é a minha casa", será realizada uma intervenção em áreas distintas como apoio às famílias mais carenciadas, apoio aos jovens e idosos, educação, áreas de vanguarda e investigação e sustentabilidade.

O que significa Habitar?

Habitar significa viver. Significa que a vida das pessoas depende e muito da sua habitação, mas igualmente de todo o espaço que ocupam e de que usufruem. Porque a nossa vida não pode estar limitada por quatro paredes. A nossa vida é o mar que admiramos, é o ar que respiramos, são os amigos que fazemos, os caminhos que percorremos. Por isso, Oeiras é a nossa casa.

A habitação é uma preocupação antiga do Concelho de Oeiras. A vontade de reabilitar, disciplinar e valorizar o nosso parque habitacional remonta há cerca de 20/30 anos, com as denominadas operações SAL e, mais tarde, com o Plano Especial de Realojamento (PER), dado por concluído em 2003. Os objectivos eram os de recuperar os núcleos degradados do Concelho, construir novos equipamentos e, sobretudo, devolver a dignidade às 4000 famílias que viviam na condição sub-humana das barracas.

E foi assim que Oeiras mudou. De um Concelho desequilibrado, ameaçado por graves manchas de exclusão, nasceu um espaço harmonioso, capaz de integrar diferentes comunidades, etnias, culturas e modos de vida reunidos numa única esperança: uma vida melhor para todos.

O programa Habitar Oeiras é o passo seguinte. Nos próximos 10 anos vamos valorizar e muito a qualidade habitacional do Município, criando condições para que Oeiras seja um espaço de harmonia e de excelência, como nenhum outro em Portugal.

Vamos dar início a um conjunto estruturado de intervenções, obedecendo a regras simples, exigentes e transparentes. Assim, no total serão construídos e reabilitados 2700 fogos, num investimento superior a 150 milhões de euros que será realizado pela Autarquia e pela Administração Central ou, nalguns casos, recorrendo a várias parcerias com privados.

Com uma visão integrada do desenvolvimento conseguiremos que ninguém fique para trás.


                 Habitar Oeiras   Habitar Oeiras


Principais áreas de intervenção

Famílias mais carenciadas

Em primeiro lugar, vamos dar resposta às famílias mais carenciadas. Algumas foram realojadas pela Câmara no passado, mas agora cresceram e precisam de novas soluções.

Bairros Municipais

Os bairros sociais serão dotados de novos equipamentos de apoio cultural, desportivo e social, acompanhados por novas manchas verdes. Vão passar também a ser designados por bairros municipais de habitação.

Apoio aos jovens

Os mais jovens terão à disposição rendas e preços de aquisição de habitação mais baixos que os praticados pelo mercado. Quem nasce em Oeiras deve ter a oportunidade de viver em Oeiras. Porque a fixação destes é fundamental para a nossa identidade colectiva.

Apoio aos idosos

Os idosos merecem, mais do que ninguém, uma vida digna e susceptível de ser desfrutada. Assim, no âmbito do Habitar Oeiras estão previstas Unidades de Residência Assistida e Lares, equipados de modo a prestar-lhes cuidados específicos diários.

Educação

A Educação será, definitivamente, uma prioridade maior. Oeiras vai investir cerca de 20 milhões de euros em 8 anos só nesta área, com o objectivo de virmos a ter as melhores escolas do país, ao nível do Pré-escolar e do 1º Ciclo. Vamos aumentar e muito a qualidade, higiene e segurança das nossas escolas, investindo nas pessoas e nos equipamentos. Vamos apostar na escola a tempo inteiro. Vamos dar a alunos, pais e professores as condições que eles precisam e bem merecem.

Áreas de vanguarda

Porque Oeiras será o Concelho de referência na inovação e na investigação, vamos criar habitação destinada a universitários, a estudantes, a professores, a investigadores e a profissionais ligados às áreas de vanguarda. Os melhores terão lugar em Oeiras.

Outros

Vamos proceder a intervenções profundas em zonas específicas, como é o caso da Zona Ribeirinha da Cruz Quebrada e Dafundo. Vamos reabilitar fogos nos Centros Históricos de Oeiras e de Paço de Arcos, destinados a jovens. Vamos incentivar a construção de edifícios inteligentes, sustentáveis do ponto de vista energético e integrados em espaços verdes, defendendo-se o conceito urbano de 1 cidadão, 1 árvore.


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt