sábado, 27 de Maio

 
Atividade Municipal » Ambiente » Sensibilização Ambiental » Projecto Família Oeiras Ecológica

Projecto Família Oeiras Ecológica 

 

1. Objectivos

O Projecto Família Oeiras Ecológica tem como objectivo sensibilizar as famílias do concelho para a gestão ambiental dos seus domicílios, numa óptica de disseminação de boas práticas que integre várias vertentes como:

• Gestão de Resíduos
• Gestão da Energia
• Gestão da Água
• Gestão Sustentável do Jardim
• Mobilidade Sustentável
• Consumo Sustentável

Com este projecto pretende-se incutir nas famílias de Oeiras um espírito de boas práticas ambientais, de forma integrada, que contribua para um desempenho ecológico individual de excelência e para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

O Projecto Família OeirasEcológica iniciar-se-á com um grupo-piloto de 50 famílias, e terá a duração de 12 meses.


2. Estrutura do projecto

O projecto será estruturado em 6 fases, a saber:

1. Inscrição livre das 50 famílias;
2. Selecção das Famílias;
3. Auditoria Ambiental;
4. Definição de medidas de melhoria do desempenho;
5. Monitorização da execução das medidas de melhoria;
6. Elaboração de relatório.

Na fase 1 pretende lançar-se o convite para inscrição de 50 famílias, em diversos meios de comunicação.

Na fase 2 pretende seleccionar-se as famílias inscritas, de preferência 5 por freguesia, de forma a obter-se maior diversidade de tipologias de imóveis (unifamiliar ou apartamento), bem como famílias com dimensões diferentes de agregados, ou seja, de uma pessoa a famílias numerosas.

Na fase 3 do projecto pretende realizar-se uma auditoria ambiental a cada família, no sentido de aferir a situação actual da mesma relativamente às diferentes vertentes ambientais: padrão de consumo energético (electricidade e gás), procedimentos de utilização racional de energia, existência de equipamentos de energias renováveis (no caso de moradias) separação de resíduos, poupança de água, perfil de aquisição de bens e serviços, entre outros.

Após análise das auditorias ambientais, será implementada a fase 4, na qual se definirá um elenco de medidas /acções a colocar em prática de modo a melhorar o desempenho ambiental de cada família, havendo hipótese de oferta de fichas com corte de corrente e lâmpadas, decorrente de eventuais parcerias.

No caso de habitações unifamiliares, estas medidas também passarão pela promoção da implementação de sistemas de energias renováveis (solar térmico e microgeração), compostagem doméstica e equipamentos de aproveitamento e reutilização de águas pluviais.

Na fase 5 realizar-se-á a monitorização da execução das medidas de melhoria propostas na fase 3, para a qual se definirão indicadores de monitorização que atestem o sucesso de implementação do projecto, como por exemplo % de separação de resíduos, Kwh poupados, m3 de água poupada, m3 de gás poupado, m2 de painéis solares colocados, entre outros.

Por fim, na fase 6, haverá a elaboração de um relatório, no qual se reportarão os aspectos positivos e/ou negativos do projecto, os indicadores de monitorização, as principais conclusões e a possibilidade/interesse da replicação do projecto.


3. Parcerias

Para o planeamento e implementação prática do projecto, pretende-se estabelecer parcerias de trabalho com a Oeinerge, a Quercus e os SMAS.


4. Resultados esperados

Com a implementação do Projecto Família OeirasEcológica pretende-se fomentar nas famílias de Oeiras boas práticas sustentáveis nas várias vertentes ambientais, cujo sucesso se avaliará pelos indicadores de monitorização a definir para a fase 4.

Deste modo, espera-se poder atingir os seguintes resultados:

• Aumentar a % de separação de resíduos;
• Diminuir o consumo com energia (electricidade e gás);
• Implementar boas práticas de utilização inteligente da energia;
• Aumentar a participação na compostagem doméstica;
• Aumentar a utilização de fontes de energias renováveis (solar térmico e microgeração);
• Diminuir o consumo de água.

Consulte aqui o folheto.

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt