domingo, 28 de Maio

 
Atividade Municipal » Ambiente » Qualidade do Ar

Qualidade do Ar 

 

A qualidade do ar é o termo usado, normalmente, para traduzir o grau de poluição no ar que respiramos.

A poluição ao ar é causada por uma mistura de substâncias químicas, lançadas no ar ou resultantes de reacções químicas que alteram o que seria a constituição natural da atmosfera.

A poluição do ar pode causar um conjunto de problemas ao nível da saúde humana. Os dados apresentados pela Comissão Europeia, em Junho de 2003, na "Estratégia Europeia de Ambiente e Saúde" são preocupantes:

- Nos países industrializados 20% das doenças registadas são imputáveis a factores ambientais, registando-se um aumento significativo de casos de asma e alergias;

- Os europeus passam 85% a 90% do seu tempo em ambientes fechados. Os níveis de poluição do ar interior é duas vezes mais elevado do que no exterior, favorecendo a existência de alergias, enxaquecas, asma e cancro;

- A asma e as doenças do foro respiratório são a causa do maior número de hospitalizações de crianças, sendo que 1 em cada 7 sofre de asma. As crianças estão também mais expostas ao gás de escape dos carros.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, promoveu a realização de um conjunto de estudos técnicos necessários ao diagnóstico da situação na Área Metropolitana de Lisboa e ao levantamento e avaliação das medidas a adoptar para as situações de excedência identificadas.

Destes estudos resultaram um elenco de Planos e Programas para a Melhoria da Qualidade do Ar na Região de Lisboa e Vale do Tejo, que contou também com a participação da Câmara Municipal de Oeiras.

Em Fevereiro de 2009 teve lugar a celebração de um Protocolo de Cooperação entre a CMO e a CCDR LVT, formalizando o compromisso e responsabilidades assumidas por ambas as partes com vista à melhoria da qualidade do ar no Concelho.

Saiba, também, o que é e onde fica a Estação de Monitorização da Qualidade do Ar do Concelho e quais são os poluentes englobados no Índice de qualidade do ar.

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt