sábado, 27 de Maio

Ambiente 
Atividade Municipal » Ambiente

Ambiente 

 

Em termos ambientais, Oeiras é hoje um município que se destaca, no contexto da área metropolitana de Lisboa, tendo no âmbito da Agenda 21 Local, sido definido como objetivo principal: Oeiras crescer de forma sustentável e equilibrada. Neste sentido a preocupação de conciliar o desenvolvimento social e económico com a criação e manutenção dos espaços verdes, tem sido particularmente importante nas zonas urbanas, onde a expansão urbanística deve encontrar formas de não excluir o melhor que a natureza nos oferece.

A construção, promoção e manutenção de Espaços Verdes têm sido efetuadas através do desenvolvimento de projetos sustentáveis e pioneiros na gestão dos espaços, na utilização de espécies autóctones e no aproveitamento e utilização racional da água de rega, nomeadamente através do Plano da Água, Plano da Vegetação, Plano dos Corredores Verdes, Projeto Áreas Plano, Plano de Gestão das Linhas de Água de Oeiras, Plano de Gestão Integrada de Jardins e Áreas de Carácter Patrimonial e do Plano de Gestão Integrada de Rega dos Espaços Verdes.
 

Árvores plantadas    Jardim de Caxias

A prossecução do modelo de "Gestão Urbana" surge no sentido de dar uma resposta cabal às necessidades da população de Oeiras, através de um serviço que alie a qualidade à otimização de meios e recursos nos serviços de Limpeza Urbana e de Recolha de Resíduos Sólidos Urbanos.

Nova Viatura de Recolha de Resíduos Sólidos    Varredora

Através de projetos e ações contínuas de informação e sensibilização ambiental, procura-se promover uma  cidadania ambiental ativa e dinâmica, provida de meios que permitam um maior e melhor esclarecimento, que conduzam à adoção de atitudes mais sustentáveis na proteção dos valores naturais e da qualidade do espaço urbano. São bons exemplos os projetos de continuidade, Jovens em Movimento, Eco-Conselheiros, Bairro Limpo, Programa de Educação Ambiental Escolar e o Projeto de Compostagem Doméstica, Oeiras Família Ecológica e um calendário anual de eventos e iniciativas ambientais promovidas para diferentes grupos alvo da população.

     Jovens em Movimento   Seniores em Movimento

Paralelamente são desenvolvidos projetos na área  das Energias,  Ar,  Ruído e  Mobilidade sustentável, que têm permitindo a investigação e o desenvolvimento de projetos como o Estudo de Viabilidade de Instalação de Tecnologias Solares em Pavilhões e Piscinas Municipais, o Estudo de Eficiência Energética em Edifícios Municipais, o Projeto de Recolha de Óleos Alimentares Usados e o Estudo de Viaturas a Combustão Alternativa e a sua Aplicação no Município.

Pensar global, atual local, esta é a meta para alcançar o desenvolvimento sustentável, pelo que a autarquia assume um papel ativo e indispensável na construção de uma nova consciência ecológica, e numa nova postura ética do ser humano perante o Ambiente.

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt