sábado, 27 de Maio

 
Atividade Municipal » Ambiente » Espaços Verdes

Espaços Verdes 

 

A evolução da actuação da Câmara Municipal de Oeiras, no que diz respeito aos espaços verdes, foi talvez das mais visíveis nos últimos tempos.

Tendo começado com os encargos de manutenção dos espaços ajardinados, a Autarquia avançou solidamente para a construção de, cada vez mais, novos espaços verdes, tendo sido formada uma equipa diversificada, altamente qualificada e “premiada” em certames nacionais de arquitectura paisagista.

Com uma gestão dos espaços ajardinados efectuada através da prestação de serviços de manutenção por parte de empresas da especialidade, é possível libertar o pessoal operário da CMO para a construção de novos jardins e para a manutenção de áreas especiais (parques municipais, escolas, novos ajardinamentos em transição para as empresas, produzidos pela CMO ou recebidos de urbanizações).



Principais Projectos


Plano da água:
Objectivo: Potenciar os recursos hídricos do Concelho.
Estratégia: Levantamento dos elementos tradicionais de captação de água e análise quantitativa e qualitativa da água disponível para posterior instalação de pontos de agua para abastecimento de auto-tanques, rega e abastecimento público. A longo prazo pretende-se a instalação de uma rede de distribuição da água captada integrada num plano de gestão de rega de espaços verdes.


Plano da Vegetação:

Objectivo: Potenciar a produção e utilização de vegetação autóctone em espaço público. 
Estratégia: Inventariação e identificação das séries fitosociológicas, cartografia das manchas remanescentes e produção da carta da vegetação potencial do Concelho.


Plano dos Corredores Verdes:

Objectivo: Implementação de uma estrutura de Mobilidade Alternativa potenciadora de fluxos naturais e artificiais no território
Estratégia: concretização de uma estrutura sustentável abrangente a todo o Concelho que permita efectivar um conjunto de fluxos funcionais e ecológicos num contexto de CONTINUO NATURAL, potenciando os valores naturais das paisagens que atravessa e conferindo uma ocupação de solo equilibrada tendo em conta a vocação dos espaços e o rápido crescimento urbano actual.


Áreas Plano:
Objectivo: requalificação do ambiente urbano
Estratégia: recuperação do espaço público: zonas verdes; infra-estruturas; equipamento/mobiliário e resíduos.


Plano de Gestão das linhas de água de Oeiras:
Objectivo: redução das disfunções ambientais das Ribeiras do Município com o objectivo de recuperar o equilíbrio natural das mesmas.
Estratégia: Plano de intervenção ao nível das Bacias Hidrográficas, melhorando a qualidade final da água e potenciando os recursos florísticos e faunísticos do nosso Território. Pretende-se constituir uma  equipa que deverá acompanhar todas as ocorrências verificadas nas linhas de água e ribeiras do Concelho, executando acções de limpeza, remoção de entulhos, novas plantações, abates de vegetação infestante, controlo e identificação de descargas poluentes.


Plano de Gestão integrada de Jardins e áreas de carácter patrimonial:
Objectivos: Intervenções “ligeiras” em quintas de referência no concelho e Intervenções “pesadas” de recuperação nos jardins históricos.
Estratégia:


Plano de Gestão Integrada de Rega dos Espaços verdes – “Neptuno”
Objectivos: utilização racional e adequada da água.
Estratégia: O sistema baptizado de “Neptuno” funciona com base em tecnologia inteiramente nacional e baseia-se na análise diária das condições atmosféricas (pluviosidade, humidade, direcção e velocidade do vento, pressão atmosférica e insolação), transmitindo de forma automática instruções acerca da quantidade e tempo de rega necessário para esse dia. 


Projectos de Equipamentos
             Centros de Tratamento de Resíduos
             Áreas Caninas – link para limpeza Urbana
             Parque Urbano de Cacilhas
             Palácio dos Aciprestes 2ª fase
             Parque Urbano de Vila Fria


Espaços Públicos Urbanos
             Requalificação do Jardim Municipal de Algés
             Corredor Verde – ligação Parque dos Poetas aos Serviços Técnicos da CMO
             Acessos e estacionamento da Praia da Torre
             Reconversão do Jardim Municipal de Oeiras
             Reconversão do Jardim Municipal de Algés
             Reperfilagem de arruamentos em Sto Amaro
             Requalificação do Largo da Lagoa em Linda-a-Velha
             Parque de Merendas do Jardim Municipal de Oeiras


Projectos Escolares
Projectos de Arquitectura Paisagista para Escolas Básicas do Concelho

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt