sábado, 27 de Maio

Oeiras Envolve 
Atividade Municipal » Ambiente » Apoio ao Animal

Apoio ao Animal 


 

 

A primeira etapa do Plano Estratégico para a Gestão dos Animais de Companhia, já concretizada, assenta na aprovação do PROJAAO – Projecto de Apoio ao Animal de Oeiras. A Câmara Municipal entende que deve, neste âmbito, contribuir para a construção e promoção de uma cultura de responsabilidade na gestão dos animais de companhia, procurando criar condições necessárias à tomada de consciência e mudança de atitudes em relação à forma de tratamento dos animais. Saiba mais aqui.

Uma das primeiras medidas a implementar relaciona-se com a expansão da construção de áreas caninas.

Paralelamente, é intenção da Câmara Municipal desenvolver campanhas de promoção e sensibilização ambiental, que induzam mudanças de atitudes perante os animais de companhia em meio urbano, com particular incidência no que se refere aos dejectos caninos.

Numa primeira fase, deverão ser responsabilizados os proprietários para a recolha dos dejectos dos seus animais, enquanto dever cívico e de responsabilidade social.

Posteriormente, deverá ser reforçada a fiscalização, reformulados os regulamentos e posturas municipais, aumentando as coimas a aplicar aos infractores.

Entende-se, neste sentido, que não é possível ao Município continuar a mobilizar recursos, que nunca serão suficientes, substituindo-se às responsabilidades dos indivíduos: uma cidade limpa carece da colaboração de todos.

Por outro lado, e sendo certo que a problemática da existência de dejectos caninos na via pública não é da exclusiva responsabilidade dos proprietários de canídeos, mas também da existência de animais errantes, está previsto o reforço das acções de recolha daqueles animais.

Neste sentido, deverão ser ampliados os meios de detecção, captura e acolhimento dos animais, nomeadamente através da ampliação do canil de Vila Fria, ainda que a título provisório, dotando de maior e melhor capacidade de funcionamento as instalações municipais.

De assinalar que em todas as sociedades modernas é reconhecida a importância do papel que os animais de companhia desempenham para a melhoria, em termos genéricos, da  qualidade de vida.

A companhia e interacção com animais influencia de forma positiva a saúde física e psíquica dos humanos, contribuindo para uma sociedade mais justa e responsável.

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt