domingo, 28 de Maio

Oeiras Respira 
Atividade Municipal » Ambiente » Água » Águas Subterrâneas

Águas Subterrâneas 

 

Ao longo da história da nossa civilização, os locais ricos em água foram sempre aproveitados para construção de estruturas de captação, condução ou armazenamento deste precioso recurso, dado que as suas características físico-químicas e o reduzido grau de poluição as tornavam ideais para consumo humano.

Através do aumento de práticas agrícolas, industriais ou mesmo particulares desadequadas tem-se registado uma alteração significativa nestes recursos, que possuem um grau de recuperação muito baixo dado que resultam de uma acumulação ao longo de períodos de tempo variáveis, entre meses e milhares de anos, e movem-se muito lentamente pelos solos.

Actualmente, a água subterrânea assume um papel primordial no desenvolvimento sócio-económico de diversas regiões de Portugal, viabilizando as mais diversas actividades e constituindo, por vezes, a única fonte de água para o abastecimento urbano, industrial e agrícola.

Consciente desta importância, a Câmara Municipal de Oeiras tem efectuado trabalhos de levantamento de estruturas de captação, condução e/ou armazenamento de água ainda existentes no Concelho de modo a caracterizar quantitativa e qualitativamente este recurso.


Águas Subterrâneas 1    Águas Subterrâneas 2


O trabalho de campo, envolvendo meios humanos e técnicos de forma sistemática, teve início no ano de 2004, aproveitando o interesse que algumas instituições académicas demonstraram no tema. Desta forma foram desenvolvidos alguns trabalhos académicos no âmbito de teses de licenciatura e relatórios de estágios de fim de curso com o acompanhamento e envolvimento de técnicos municipais.

O inventário tem sido enriquecido desde o seu início graças ao contributo dos munícipes e das Juntas de Freguesia que têm participado de forma activa com a disponibilização de informações e elementos de valor elevado.

De 59 pontos identificados, estudados e cartografados em 2004, chegou-se a 2006 com 360 estruturas inventariadas, fotografadas e georeferenciadas em todo o Concelho.


Mapa Águas Subterrâneas


Dentro destes pontos contam-se a existência de cerca de 20 fontanários abastecidos por água subterrânea que têm sido objecto de monitorização desde o início dos trabalhos.

Refira-se que a Administração Regional de Saúde (ARS-LVT) e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora, também procedem regularmente à vigilância sanitária destes fontanários.

Esta monitorização permite avaliar se um determinado ponto poderá servir como futuro reservatório municipal de abastecimento, para posterior utilização em diversas acções camarárias que envolvem o uso avultado de água, como é o caso da rega dos espaços verdes, da lavagem de arruamentos ou da lavagem de veículos municipais e de recolha de resíduos sólidos urbanos.

Encontra-se em fase final de elaboração, uma placa informativa sobre a qualidade da água para afixação em todas as estruturas servidas por água subterrânea do Concelho de Oeiras.

Caso possua alguma informação que possa ser adicionada aos trabalhos em curso agradecemos o seu contacto.

 
Contactos Úteis

Município de Oeiras - Número Verde: 800 201 205

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento - Oeiras e Amadora 

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt