domingo, 28 de Maio

Oeiras Respira 
Atividade Municipal » Ambiente » Água » Águas Residuais

Águas Residuais 

 

Apesar dos SMAS terem sido criados em 1927, somente em 1956 foi criado o Serviço de Saneamento em Oeiras, visando dar resposta aos problemas de poluição gerados pelo aumento da população e pelo crescimento das actividades industriais.

Em 1985, foi criado o Gabinete de Saneamento Básico da Costa do Estoril cuja finalidade era a criação de um sistema que recuperasse a qualidade das águas balneares bem como das linhas de água que nelas desaguam, melhorando desta forma as condições de saneamento básico das populações residentes e veraneantes.

Sanest - Terrugem, Paço de Arcos
Instalações dos Serviços Centrais da SANEST, no Palácio da Terrugem, em Paço de Arcos

Este sistema entrou parcialmente em funcionamento em 1995 e na totalidade em 1998. Desde então tem-se registado uma melhoria significativa da água das praias e ribeiras da linha do Estoril, nas quais o Concelho de Oeiras também se insere.

A gestão deste sistema está a cargo da empresa SANEST – Saneamento da Costa do Estoril, SA e é da sua competência a recolha, tratamento e rejeição final das águas residuais urbanas, servindo grande parte dos municípios de Oeiras e Sintra, a totalidade do Concelho de Cascais e uma pequena parte do Concelho da Amadora.

A recolha e o tratamento das águas residuais urbanas geradas na Bacia de Algés está a cargo da empresa multimunicipal SIMTEJO, SA. Esta empresa foi fundada em 2001 com objectivos similares para concelhos adjacentes a Oeiras.

Informações Úteis

Nota: Sempre que detectar um problema relacionada com águas residuais contacte em primeiro lugar os serviços dos SMAS.

Regulamento de Drenagem de Águas Residuais dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora da Câmara Municipal de Oeiras (pdf 155KB)

Contactos úteis

Serviços Municipalizados de Água e Saneamento - Oeiras e Amadora

SIMTEJO - Saneamento Integrado dos Municípios do Tejo e Trancão, S. A.

SANEST – Empresa de Saneamento da Costa do Estoril, S.A. 

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt