domingo, 28 de Maio

Oeiras Respira 

Água 

 

Água é um recurso essencialmente utilizado para o abastecimento público, na produção de energia, na agricultura e na manutenção de espaços verdes. No Concelho de Oeiras, o abastecimento público de água potável é da competência dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Oeiras e Amadora (SMAS).

Os SMAS têm também como atribuições, para além do tratamento e distribuição de água potável, conservação de redes de água, de esgotos e de estações elevatórias. A condução das águas residuais para as estações de tratamento está a cargo das empresas SANEST e SIMTEJO.

O consumo por parte da Autarquia tem a sua expressão máxima na evolução da actuação do Departamento de Ambiente e Equipamento (DAE), no que diz respeito aos espaços verdes, que foi talvez um dos crescimentos mais visíveis nos últimos tempos.

Água    Água   

Tendo começado com os encargos de manutenção dos espaços ajardinados, a autarquia avançou solidamente para a construção de, cada vez mais, novos espaços verdes, tendo sido formada uma equipa diversificada, altamente qualificada e "premiada" em certames nacionais de arquitectura paisagista.

O aumento de zonas verdes de crescimento real nos próximos anos, resulta necessariamente numa maior quantidade de água para rega nos próximos tempos.

Para além da água necessária para rega, existe um volume considerável de água gasto em lavagens de viaturas nas Oficinas Municipais e lavagem de arruamentos, o que traz um acréscimo aos valores referidos anteriormente.

Sistema de rega    Água

A existência no Concelho de muitas centenas de estruturas de captação, armazenamento, distribuição de água subterrânea (poços, fontanários, tanques, entre outros), e a existência de várias ribeiras com volumes de água relevantes (águas superficiais), levou à definição de um plano estratégico de aproveitamento de recursos hídricos naturais do Concelho, de forma a diminuir a despesa pública e reduzir o consumo de água potável em actividades camarárias que não necessitam de uma qualidade de água tão exigente, como são os casos da rega de jardins públicos, da lavagem de viaturas nas Oficinas Municipais ou da lavagem de arruamentos do Concelho.

Justificou-se, deste modo, a definição de planos de gestão, de protecção e potenciação deste nobre recurso no Concelho de Oeiras.

 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt