sábado, 27 de Maio

Ação Social 
Atividade Municipal » Ação Social

Ação Social 

É objetivo primordial do Executivo Camarário a qualidade de vida e o bem-estar dos munícipes, conduzindo a uma intervenção cada vez mais ampla e diversificada. Esta intervenção tem como objetivo fundamental proporcionar melhores condições de vida às crianças, jovens e idosos e, consequentemente, às famílias, prevenindo situações geradoras de exclusão social. Assim, a intervenção da Câmara processa-se, essencialmente, quer ao nível do estudo das necessidades, quer ao nível da promoção e participação em projectos de intervenção comunitária e, ainda, criando ou fomentando a criação de novos equipamentos e respostas sociais.

Encontros Outubro

O Município assume como fundamental o desenvolvimento e dinamização de estruturas de parceria e a promoção do desenvolvimento social local, pela introdução de dinâmicas de planeamento estratégico participado, de que é exemplo a Carta Social do Concelho de Oeiras (Carta Social e Mapas).

O objetivo básico é a consolidação de processos de planeamento participados partindo da realização de diagnósticos atualizáveis, com vista à coordenação das intervenções no Concelho e em cada uma das Freguesias.
Continuamos a centrar o nosso investimento nas pessoas, nas famílias e nas comunidades, concretizando uma intervenção de caráter sistémico, de forma a conseguir um maior bem-estar social.
A nossa ação é, pois, perspetivada no sentido de criar condições para assegurar a igualdade de oportunidades, fomentar o sentimento de pertença à comunidade e permitir a integração social dos indivíduos que compõem o espaço colectivo.
Pretende-se reduzir os fatores de exclusão social, prevenir a marginalidade, reforçando os laços de solidariedade e consolidando a identidade e vitalidade do tecido social local.
A promoção da inclusão social é, assim, de forma global o vector que norteia e enforma toda a intervenção.
Com base nestes pressupostos, podem apontar-se os seguintes objectivos primordiais:

- Dar continuidade e/ou implementar programas e projetos de apoio aos grupos mais vulneráveis;

- Inovar na criação de serviços e estruturas de apoio à comunidade;

- Qualificar para a empregabilidade, através do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais;

- Dinamizar e apoiar o funcionamento de parcerias locais;

- Rentabilizar e promover a interação dos diferentes recursos locais.

Oeiras Solidária
 

Todos os Programas e Projetos inscritos em Plano têm um carácter integrado e integrador, possibilitando a cooperação com outras entidades públicas, procurando assegurar a articulação, complementaridade e coerência com Medidas e Programas a nível nacional e conferindo coesão e equilíbrio à intervenção social no Município.


É a concertação de esforços públicos e privados que permite, para além de maior eficácia, o aprofundamento do conhecimento das problemáticas do tecido social, a diversificação e o alargamento das respostas para a superação das dificuldades colocadas pelas diferentes situações.

Está também implícita a gestão equilibrada dos recursos humanos e financeiros, já que as respostas e serviços exigem a racionalização dos meios a otimizar, tendo em conta que as problemáticas são complexas e tornam necessária a transversalização da intervenção.


Deste modo, delineámos um conjunto de ações que se diferenciam entre si pelo impacto pretendido e/ou pelos destinatários privilegiados por cada uma das iniciativas.

 

Visita de Crianças a instituições sociais


 


© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt