Início » Agenda 30 dias

Livros Proibidos - Trópico de Câncer, às 21h30 no Auditório Biblioteca Mun. Oeiras 

 
Data Início:
21-04-2017 
Data Fim:
21-04-2017 

Local:
Biblioteca Municipal de Oeiras 


Outras
Informações:
 

Dia 21 de abril, terá lugar uma sessão do ciclo “Livros Proibidos”, cuja obra em análise será o “Trópico de Câncer”, de Henry Miller, publicada em 1934 e que abalou a literatura da sua época, com Rita Ferro, escritora conhecida do grande público e autora de vários romances e moderação de Ricardo Costa, às 21H30, no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. A entrada é livre.

Henry Miller ficou universalmente conhecido com a obra Trópico de Câncer, publicada em 1934 e que abalou a literatura da sua época. Trata-se de um romance autobiográfico de tom confessional, contado por Joe, um ilustre escritor desconhecido, norte-americano, o alter-ego do autor e que narra as suas peripécias através das suas andanças por Paris. Com empregos precários, ou até desempregado, Joe vagabundeava pela vida, procurando um sentido para uma existência irremediavelmente perdida nas ruas e vielas do sofrimento. Quase todo o enredo se desenrola em Paris, pelo seu glamour e sedução, mesmo no meio da miséria. O único obstáculo são as pessoas, no caso, os Parisienses, confirmando a célebre frase de Sartre O inferno são os outros.

Frequentemente classificado como literatura erótica é, na verdade, uma narrativa que o aproxima do existencialismo, como uma linguagem livre e que fala da natureza humana como instintiva e pulsional, acima de tudo. Joe, de Trópico de Câncer, faz lembrar algumas personagens célebres, como Michkin de O Idiota, de autores cuja influência literária em Henry Miller é inegável, como Dostoievski ou Camus. O tom melancólico da obra resulta da monotonia de uma vida em que o sexo, a comida e a bebida são os refúgios do inferno mundano, como se fossem necessidades básicas, as únicas que poderiam tornar a vida simplesmente suportável. Um livro suficientemente polémico e que permaneceu proibido durante 30 anos nos EUA, a quem, ironicamente chamavam e chamam Terra da Liberdade… Uma designação contraditória e que a recente realidade política atual confirma e sublinha!
Só em 1961 o livro viria ser publicamente autorizado

Com Rita Ferro, escritora conhecida do grande público e autora de vários romances, entre os quais, “Uma mulher não chora!”.

21 abril | sexta | 21h30
Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras
Av. Francisco Sá Carneiro, 17, Urbanização Moinho das Antas, Oeiras

INFORMAÇÕES
Biblioteca Municipal de Oeiras | tel. 214 406 330 | ana.jardim@cm-oeiras.pt 



© 2013 Município de Oeiras
Todos os Direitos Reservados
Optimizado para Internet Explorer 7.0
Para Firefox utilizar o Add-on IE Tab
AcessibilidadeAcessibilidade

Brasão de Oeiras Município de Oeiras
Largo Marquês de Pombal
2784-501 Oeiras
Telefone: 21 440 83 00
Fax: 21 440 87 12
geral@cm-oeiras.pt